Um guia de bebidas para bebés faz todo o sentido pois, à semelhança dos alimentos, as diferentes bebidas devem ser introduzidas em diferentes idades. A lista não será exaustiva, mas cobre as bebidas principais. Baseámo-nos nas orientações da autoridade de saúde NHS Wales.
Quando chega a altura de introduzir os alimentos sólidos pode ser também altura de iniciar a introdução de outras bebidas na alimentação do bebé.
A diversificação alimentar pode iniciar-se por volta dos 5–6 meses de idade. Contudo, há bebés que começam ainda mais cedo, por volta dos 4 meses.
Leite materno
Nos primeiros meses de vida os bebés alimentados idealmente seriam alimentados exclusivamente a leite materno. A Organização Mundial da Saúde é clara quanto à amamentação em exclusivo até aos 6 meses. Neste caso, os bebés não necessitam de líquidos adicionais
Com a introdução de novos alimentos, o bebé poderá começar a consumir menos leite nas mamadas. Alguns bebés chegam mesmo a deixar de querer mamar por completo. É natural que tal aconteça. Contudo, não é desejável já que os bebés continuam a necessitar de leite materno e/ou de fórmula até pelo menos um ano de idade. Por isso, após iniciar os sólidos, deve continuar a amamentar o seu bebé.
Leite de fórmula
O leite de fórmula é a única alternativa ao leite materno em bebés até aos 12 meses de idade. Este leite substituto é normalmente baseado em leite de vaca. Se for usado como complemento ao leite materno, deve ser sempre dado após o leite materno. O pediatra deverá aconselhar o mais indicado ao bebé.
Leite de fórmula vegetal
O leite de fórmula vegetal deve ser dado a bebés apenas em caso de ser indicado pelo pediatra. Este tipo de leite é indicado apenas no caso de o bebé ter alergia às proteínas do leite de vaca e/ou com intolerância à lactose.
De resto, o leite de fórmula vegetal não é recomendado como substituto do leite materno ou do leite de fórmula com base em leite de vaca até pelo menos aos 12 meses de idade.
Leite de vaca e cabra
O leite de vaca e cabra são apenas indicados a partir dos 12 meses de idade. Porquê? Porque o leite de vaca e cabra não contêm o teor suficiente de ferro que supra as necessidades do bebé até essa idade.
Dos 12 meses aos 2 anos de idade, pode dar leite gordo ao bebé, pois neste período ele irá necessitar das vitaminas e energia adicionais presentes nesse tipo de leite.
A partir dos 2 anos de idade, pode dar leite meio-gordo ao bebé, se ele comer bem e de forma variada.
O leite magro é apenas recomendado a partir dos 5 anos pois é muito pobre em termos de aporte de energia.
Bebida de arroz substituta do leite
Devido ao elevado teor de arsénico presente no arroz, a bebida de arroz é apenas recomendada a partir dos 5 anos de idade. O arsénico é um semimetal tóxico que está naturalmente presente na água e alimentos. Contudo, o arroz absorve mais do que outros cereais. A RTP divulgou em 2017 um estudo científico sobre os níveis perigosos de arsénico em alimentos destinados a bebés e crianças pequenas.
Bebidas vegetais substitutas do leite
Aqui incluem-se as bebidas vegetais como as de soja, aveia e amêndoa. Estas bebidas são permitidas a partir dos 12 meses de idade como alternativa ao leite. Contudo devem ser fortalecidas com cálcio. Dê preferência à versão sem açúcar.
Contudo, antes de optar por substituir o leite de origem animal por uma bebida vegetal, deve falar primeiro com o pediatra.
Água
Os bebés amamentados exclusivamente a leite materno não necessitam de água. Estes bebés apenas necessitam de água quando iniciam os alimentos sólidos. Os bebés alimentados a leite de fórmula poderão necessitar de um pouco de água em dias de muito calor.
Importante: não se esqueça que até aos 6 meses de idade, se der água da torneira ao bebé, tem que a ferver pois não está esterilizada. Após os 6 meses de idade já não é necessário.
Não é recomendado preparar o leite de fórmula com água mineral pois além de não estar esterilizada, pode conter demasiado sal ou sulfatos.
A partir do início da diversificação alimentar, a água é a bebida de eleição, para além do leite materno ou de fórmula.
Deve oferecer água entre as refeições aos bebés, principalmente nos dias quentes. Idealmente, será entre duas ou mais horas depois da refeição anterior e meia hora antes da refeição seguinte.
Sumo e puré (smoothie) de fruta
Até aos 6 meses de idade não se deve dar aos bebés sumo e puré de fruta. A partir dos 6 meses, pode diluir um bocadinho de sumo de fruta natural em água (muito mais água que sumo) e dar ao bebé à refeição. No entanto, para prevenir cáries, dê a mistura após a refeição. O sumo de fruta contém açúcar, pelo que pode causar cáries.
A partir dos 5 anos de idade, a criança poderá beber cerca de 150ml diários de sumo de fruta natural. Se comprar sumo, tenha atenção ao rótulo da embalagem: escolha “sumo de fruta” e não “bebida de sumo de fruta”. A bebida de fruta contém água e açúcar em vez de 100% fruta.
Refrigerantes, bebidas de sumo de fruta e leites com sabores
Estes tipos de bebidas não são de forma alguma adequados para bebés e crianças pois contêm açúcar e/ou adoçantes artificiais. Mesmo que sejam consumidos diluídos causam cáries dentárias. Além disso, o gás nos refrigerantes danifica o esmalte.
As bebidas com adoçantes artificiais (rotuladas “light” ou “sem açúcar”) não são adequadas para bebés e crianças pequenas.
Além de poderem causar habituação ao açúcar, os refrigerantes e leites com sabores podem causar falta de apetite e ganho de peso. Nas crianças pequenas este tipo de bebidas pode ainda causar diarreia.
Como mencionado acima, as bebidas rotuladas “bebida de sumo de fruta” , “bebida de fruta” ou “bebida de sumo” são de evitar. Este tipo de bebidas normalmente tem uma baixa quantidade de fruta e é rico em açúcar.