Os jogos de tabuleiro são uma ideia excelente quando se reune a família. São uma forma de estabelecer parcerias, funcionar em equipa, competir, fortalecer laços afetivos e ainda de “aprender a brincar”.
No entanto, o aspeto mais importante desta clássica forma de passar o tempo é, sem dúvida, os momentos de diversão e partilha em família!
Existem muitos jogos de tabuleiro, alguns dos quais velhos clássicos que já entretiveram sucessivas gerações. Há outros, mais recentes, que são inovadores e diferentes e que podem valer a pena experimentar.
Fizemos uma pequena seleção para ajudar pais e filhos a inspirarem-se e escolherem os que mais agradam a “gregos e troianos”.
1. Cluedo
- Número de jogadores: 3 a 6 Jogadores
- Duração: 30 minutos a +3 horas
- Idade recomendada: +9 Anos
Um emocionante jogo para que investigues como um verdadeiro detetive! Samuel Black, um milionário solitário, foi assassinado na sua mansão. Agora, depende de ti resolver o caso. Sê o primeiro a solucionar o mistério para ganhares!
Deves descobrir onde o crime ocorreu e que arma foi usada. Cada jogador assume o papel de um dos seis suspeitos, enquanto tenta fazer as deduções corretas. Para tal, movem-se estrategicamente no tabuleiro de jogo que representa as divisões da mansão e recolhem pistas sobre as circunstâncias do assassinato dos outros jogadores
Inclui o tabuleiro da mansão, um envelope amarelo do caso, um bloco de notas do detetive, 6 peões de personagem, 21 cartas pretas do CLUEDO, 13 cartas vermelhas de Bónus, 6 armas em miniatura, 2 dados e instruções.
2. Cluedo Júnior
- Número de jogadores: Até 6 Jogadores
- Duração: Curta a média
- Idade recomendada: +5 Anos
Esta é uma versão do Cluedo muito original e adaptada aos mais pequeninos.
A tua missão é descobrir quem comeu o bolo, onde o comeu e a que horas o comeu… Diverte-te com esta divertida versão de Cluedo e aprende como é ser detetive! Inclui tabuleiro de jogo, 6 peões de personagem, 6 peões de mobiliário, 7 bases brancas, 7 bases amarelas, bloco de notas de detetive, dado, folha de autocolantes e instruções.
3. O Monstro das Cores
- Número de jogadores: 2 a 5 Jogadores
- Duração: 25 minutos
- Idade recomendada: +4 Anos
Só pelas ilustrações, este jogo já vale a pena. Mas há muito mais que isso no jogo “O Monstro das Cores”. Inspirado no livro que recebeu o mesmo título, da escritora Ana Llenas, este jogo explica as emoções às crianças, de forma leve e divertida.
A personagem principal é um monstro que acho ter sido muito bem conseguido, à maneira dos monstros que habitam ou habitaram o imaginário de todos nós. Este monstro muda de cor consoante o que está a sentir e não percebe porquê. Felizmente a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.
Com o jogo “O Monstro das Cores”, os jogadores movem-se através das cores que representam os diferentes sentimentos (calma, raiva, medo, tristeza …) e organizá-los. Devem encontrar o frasco certo para arrumar cada um dos sentimentos de uma forma que convide os mais novos a falar de como se sentem.
4. Monopoly
- Número de jogadores: 2 a 6 Jogadores
- Duração: +30 minutos
- Idade recomendada: +8 Anos
É um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo. Na verdade, é um clássico, e quem sabe, o mais conhecido dos jogos de tabuleiro. No Monopoly são feitos investimentos no setor imobiliário. Os jogadores compram e vendem propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas. Como resultado, alguns jogadores ficam ricos e outros vão à falência.
Este jogo, além de divertido e competitivo é didático porque introduz conceitos de gestão de dinheiro às crianças.
Para os mais crescidos que só conhecem o clássico Monopoly, existem outras versões bastante apelativas do Monopoly: Monopoly Guerra dos Tronos, Monopoly Batoteiros (que promete!), Monopoly Amigos, Monopoly Gamer Mario Kart e muitos mais. Abaixo destacamos o Monopoly Júnior para os mais pequeninos.
5. Monopoly Júnior
- Número de jogadores: 2 a 6 Jogadores
- Duração: +30 minutos
- Idade recomendada: +5 Anos
Nada mais do que o Monopoly clássico numa versão adaptada aos mais pequeninos. Agora as crianças podem experimentar de uma maneira mais rápida e divertida o jogo mais clássico de compra e venda de propriedades. É uma versão simplificada, com regras simplificadas e notas de um único valor que tornam assim o jogo mais rápido e fácil de ser jogado.
6. Spaghetti
- Número de jogadores: 2 a 4 Jogadores
- Duração: 30 minutos
- Idade recomendada: +6 Anos
Criado por Michał Gołębiowski e ilustrado por Bartłomiej Kordowski, Spaghetti é um jogo divertidíssimo pois envolve um prato italiano delicioso que pode ser complicado de comer: esparguete .
Neste jogo há, pois, 3 variantes de regras (da mais simples à mais estratégica) que permitem jogar de uma maneira muito divertida à volta de um prato de esparguete. O tabuleiro de Spaghetti é uma pequeno prato de cartão onde se coloca os fios de esparguete (atacadores de várias cores) e almôndegas bolas de ping-pong castanhas). Assim, cada jogador vai tentar apanhar fios de esparguete sem sujar a mesa.
Este é um jogo de destreza onde as crianças podem desenvolver a sua motricidade fina, já que o grande objetivo é conseguir “comer” a massa toda sem sujar a mesa.
Montar o Spaghetti é muito rápido, assim como as partidas, pelo que o torna um jogo ideal para períodos curtos de tempo.
7. Pictionary Versão Família
- Número de jogadores: 2 a 4 Jogadores
- Duração: 30 minutos
- Idade recomendada: +8 Anos
Este é mais é um clássico jogo de tabuleiro pois já terá entretido os papás e mamãs da atualidade. O objetivo do Pictionary é que os jogadores adivinhem a palavra que a sua equipa está a desenhar.
O Pictionary Versão Família é, como o nome indica, ideal para famílias pois é mais compacto e portátil e perfeito para viagens. O estojo de viagem inclui assim bloco de notas, dois lápis, duas peças de jogo, um dado, mini-temporizador e cartões com 550 palavras. Todas estas características fazem deste jogo um companheiro de férias que vai proporcionar momentos divertidíssimos em família.
8. Trivial Pursuit Versão Família
- Número de jogadores: 2 a 6 Jogadores
- Duração: +25 minutos
- Idade recomendada: +8 Anos
O velhinho Trivial Pursuit que reuniu tantos de nós à sua volta, está agora disponível na versão família, para que consigamos perpetuar a tradição. Os jogadores movem o peão em redor do tabuleiro de jogo e respondem a perguntas de várias categorias, adaptadas a todos os membros da família pois têm diferentes níveis de dificuldade.