As alergias alimentares nas crianças são um fator de stress não só para as crianças (que se sentem diferentes e por vezes excluídas) como para os pais, que têm de ter uma atenção redobrada tanto na análise aos rótulos dos produtos que compram como aos ingredientes de uma refeição fora de casa. Além disso, têm também de lidar com o estigma de desvalorização destas condições de saúde ainda presente na sociedade.
Na última década, a prevalência deste tipo de alergias em crianças tem aumentado exponencialmente. Em alguns casos, existem consequências graves na saúde da própria criança – podendo culminar numa situação que pode pôr em risco a sua vida.
Cool Allergy, um projeto que quer desmistificar a alergia infantil
Para minimizar o impacto negativo destas condições, a Cool Allergy lançou em julho um projeto que consiste na gravação do tipo de alergia alimentar numa chapa que vem acompanhada de uma braçadeira que ilustra ou o alimento alergénico ou a origem do mesmo – como se pode, aliás, ver na foto de capa.
Desta forma, estas pulseiras customizadas e divertidas proporcionam uma maior segurança, empoderam as crianças e, em simultâneo, alertam para a importância do tema.