Se lhe mencionarem a expressão “óleo de fígado de bacalhau”, muito provavelmente irá fazer uma careta e torcer o nariz. É que o tão famoso óleo de peixe é conhecido pelos seus benefícios e pelo seu sabor. Pelo menos era. E falamos do xarope pois as cápsulas mal passam pelas pupilas gustativas.
Mas isso não passa de um mito urbano. Hoje há óleo de fígado de bacalhau em xarope com sabor a laranja, sabia? É que eu acabei de ficar a saber!
Fomos investigar os componentes e benefícios (sim, porque são muitos) deste versátil e rico óleo de peixe.
Para que serve o óleo de fígado de bacalhau?
O óleo de fígado de bacalhau é um suplemento alimentar que é uma fonte natural de vitaminas A, D e de ácidos gordos ómega-3.
A vitamina A é importante para a manutenção de uma pele e de uma visão normais. Tanto a vitamina A, como a Vitamina D contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário de crianças e adultos. A vitamina D contribui para uma boa saúde óssea nos adultos.
Os ácidos gordos ómega-3 têm uma função anti-inflamatória. A inflamação conduz a diversas doenças, nomeadamente cardíacas. Um guia alimentar publicado pela Direção Geral de Saúde indica que para além do importante papel na prevenção das doenças cardíacas, este tipo de ácidos contribui para o normal desenvolvimento cerebral e capacidades cognitivas das crianças.
Quais são os seus benefícios?
Devido à sua riqueza em nutrientes essenciais para o desenvolvimento e manutenção do nosso organismo, o consumo de óleo de fígado de bacalhau oferece diversos benefícios.
Atenção, se estiver grávida poderá não ser aconselhável consumir óleo de fígado de bacalhau. Mas o melhor será falar com o seu obstetra.
Apresentamos, então, alguns dos variados benefícios do óleo de fígado de bacalhar:
- Reforço do sistema imunitário em crianças e adultos
- Combate e prevenção de doenças cardíacas
- Redução dos níveis de colesterol e de triglicerídeos
- Combate a aterosclerose (gordura no sangue)
- Promoção do desenvolvimento cerebral e capacidade de aprendizagem
- Melhoria da memória
- Alívio dos sintomas da artrite como as dores e rigidez nas articulações
- Aumento do apetite
- Fortalecimento dos ossos
- Combate e prevenção da depressão e ansiedade
- Ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso
- Mantém uma visão saudável
- Reduz o risco de cancro