Um estudo italiano publicado esta semana, garante que o leite materno não transmite o novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Publicado na revista científica Frontiers in Pediatrics, o estudo partiu de uma investigação liderada por especialistas da Cidade da Saúde e Ciência de Turim.
Foram usados como base os dados registados no local, com recém-nascidos amamentados ou aleitados por mães que testaram positivas para a Covid-19 e que seguiram protocolos sanitários.
Entre as recomendações seguidas estavam o uso de máscara de proteção facial, a limpeza das mãos, a limpeza e desinfeção de superfícies e objetos usados. Nenhum bebé alimentado pelo leite materno destas mães contraiu a doença.
Leite materno e a transmissão de Covid-19
O coordenador da pesquisa, o investigador italiano Enrico Bertino, destacou que estes são resultados tranquilizadores para as mães e para pessoal hospitalar e de cuidados neo-natais.
Esta pesquisa veio também apoiar as recentes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que mesmo com informações limitadas, recomendou que as mães com resultado positivo para o vírus, continuassem a amamentar.
Aliás, no passado mês de junho, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recomendou que as mães amamentassem os seus bebés normalmente.
As crianças têm um baixo risco em relação à doença Covid-19, mas estão muito expostas a outras doenças e infeções, que são prevenidas pelo leite materno. As mães só não deveriam amamentar ou dar leite materno aos filhos, se se tivessem sentido mal como consequência dos sintomas da Covid-19.
Mesmo com uma quantidade de informação ainda reduzida, a OMS considera que os benefícios, imunológicos e outros, do leite materno, são sempre uma mais-valia, para mães e bebés.
As propriedades antivirais do leite materno são apontadas por este e outros especialistas como extremamente benéficas. Algo que está a ser estudado é precisamente o papel que pode ter em termos de proteção para o bebé.
Salvo poucas exceções, o aleitamento materno é um recurso importantíssimo para a saúde de bebés recém-nascidos. O aleitamento materno foi alvo de várias dúvidas no início da pandemia do novo coronavírus, pelas parcas informações sobre como o vírus se comporta nesta situação.
30 de setembro 2020