Está a pensar engravidar, mas tem-se deparado com vários desafios? Nem sempre se consegue nos primeiros meses após começar as tentativas. Com as tentativas falhadas, surge a frustração, tristeza e as perguntas. A jornada nem sempre é fácil. Pode ser desgastante – desesperante até – não só para a mulher, como para o/a companheiro/a. Podem sentir-se perdidos. É aqui que o yoga entra, mais especificamente algumas posições específicas que se podem designar de Fertility yoga. Sendo uma modalidade que ajuda a conectar mente e corpo e a focar-se no momento presente, a acalmar, a focar nos pontos positivos, pode ajudar o casal a crescer tanto a nível emocional, como físico e espiritual.
Fertility yoga é nada mais do que uma sequência de posições que visam ajudar a mulher na conceção, pois focam-se em posições que estimulam o sistema hormonal e reprodutivo.
Muitas das posturas, as chamadas “assanas”, consistem na abertura da ancas e do assoalho perineal, onde se situa o aparelho reprodutivo feminino. O objetivo é fazer circular a energia nessa zona. Outras tem o propósito de trazer energia para o sistema hormonal.
5 melhores poses de yoga que podem ajudar na conceção
Frog pose
Os benefícios da postura do sapo são uma maior abertura nos quadris e na zona reprodutiva, bem como focar no centro energético do corpo.
Fish pose
A postura do peixe pode ajudar a equilibrar o sistema hormonal através do redirecionamento do fluxo sanguíneo das glândulas tireóide e paratireóide para o resto do corpo.
Warior II pose
Quando há necessidade de defesa, o Guerreiro II (virabhadrasana II) ajuda a aumentar a resistência e a determinação enquanto se abre o peito. É uma postura que aumenta o fluxo energético para os quadris e órgãos reprodutivos.
Bridge pose
A ponte tem inúmeras vantagems. Além de melhorar o fluxo energético na área reprodutiva, alivia o stress, acalma e estimula a glândula tiróide e a área reprodutiva.
Goddess pose
A pose da Deusa é uma pose muito importante para a prática de yoga de fertilidade, pois estimula as áreas reprodutivas, aumentando o fluxo energético para os quadris e pélvis. E tem a ver com a força da mulher, a deusa, poderosa.
O yoga pode ser uma ferramenta para trabalhar as emoções com os quais a mulher se depara ao longo das tentativas de gravidez. Para além disso, estimula áreas intimamente envolvidas no processo.