Gomas, rebuçados, sobremesas e até mesmo cereais de pequeno almoço apelativos. Os alimentos doces apresentam-se das mais diversas formas e, sem nos darmos conta, passam a fazer parte da rotina dos mais pequenos. Mas, afinal, quando é que as crianças podem comer açúcar?
O consumo de açúcar nos primeiros anos
A introdução do açúcar na alimentação da criança está diretamente relacionada com questões culturais e fatores ambientais. Cabe à família informar-se e decidir quais são as suas prioridades no que diz respeito aos hábitos alimentares, mas convém ressaltar: quanto mais tarde a criança contactar com o açúcar, melhor.
A recomendação mais clara dada por órgãos de saúde e profissionais de Nutrição acerca da ingestão de açúcar pelas crianças é que é importante evitar o consumo nos dois primeiros anos de vida. A Direção Geral de Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, é menos rígida ao indicar que o aditivo deve ser proibido pelo menos até aos 12 meses, assim como o sal.
Porquê que o açúcar é proibido para os bebés?
Os primeiros mil dias de vida da criança, que compreendem o período da gestação até ao segundo ano de vida da criança, têm um grande peso no desenvolvimento – ou não – de doenças no futuro.
A plasticidade celular tão característica desta fase sofre grande influência dos hábitos alimentares, que podem contribuir para a formação de um adulto saudável ou com predisposição para uma série de patologias.
Especialmente no primeiro ano de vida, o açúcar é contraindicado por não ter qualquer contribuição positiva para um desenvolvimento saudável, antes pelo contrário. A etapa da diversificação alimentar deve privilegiar alimentos que fortaleçam o sistema imunitário e sejam fontes energéticas adequadas.
Os sabores adocicados são familiares para os bebés, que têm um paladar doce inato. O contacto precoce com o açúcar acentua esta preferência, conduzindo a recusas alimentares.
Alimentos com açúcar não têm qualquer benefício nesta fase, são de difícil digestão para organismos ainda em desenvolvimento e podem contribuir para o surgimento de cáries.
Limite recomendado de açúcar para as crianças
E após os dois primeiros anos de vida, qual a quantidade de açúcar recomendada? A verdade é que não há consenso sobre limites seguros de consumo. Para muitos especialistas, o açúcar é um verdadeiro vilão da alimentação e deve ser mantido à distância. Para outros, pode ser consumido sem terrorismos e com equilíbrio.
O mais sensato é adiar ao máximo esse contacto e depois reservá-lo para ocasiões especiais, como passeios ou festas de aniversário.
Convém lembrar que o açúcar está presente numa quantidade considerável de alimentos ditos saudáveis, pelo que é importante uma correta leitura dos rótulos dos produtos alimentares. Para uma dieta equilibrada, deve considerar limitar o consumo ou mesmo substituir produtos com açúcar por outros mais naturais.
Dicas para evitar o consumo exagerado de açúcar
- Habitue-se a ler o rótulo dos alimentos antes de colocá-los no carrinho de compras. Muitos, apesar de serem considerados adequados para crianças, apresentam uma grande quantidade de açúcar na composição;
- Seja a(o) primeira(a) a dar o exemplo. Inclua alimentos mais saudáveis nas suas refeições e lanches;
- Opte por confecionar os doces em casa ao invés de comprar. Assim é possível adaptar a receita e utilizar adoçantes mais naturais;
- Proibições constantes aumentam o interesse da criança. Ajude o seu filho a construir uma relação saudável com o açúcar ao regular quantidades e estimular uma alimentação variada e rica em nutrientes.
A Hero Baby SOLO é uma marca de alimentação infantil que oferece produtos vindos da natureza, selecionados cuidadosamente desde a sua origem e mantendo o processo de preparação na máxima qualidade e segurança. A forma natural e rigorosa de preparar os produtos, converteu a Hero Baby SOLO numa referência em alimentação infantil.
Todos os produtos Hero Baby SOLO seguem rigorosamente os requisitos legais máximos para a alimentação infantil, bem como as recomendações de especialistas em nutrição pediátrica:
- Feito apenas com ingredientes orgânicos, garantindo a máxima qualidade e segurança
- Sem adição açúcares, não fritos, sem adição de sal e sem óleo de palma.