Se tem um bebé já deverá ter ouvido falar sobre o “tummy time”. “Tummy time” é uma expressão inglesa que significa literalmente “tempo da barriguinha”. Então o que é isto de “tempo da barriguinha” ou “tummy time”? Saiba o que é , os benefícios para o bebé e como se pratica.
O que é o “tummy time”?
Como acabámos de ver, o significado “tempo de barriguinha” indica um período de tempo em que o bebé é colocado de barriga para baixo. O “tummy time” não é nada mais nada menos do que um dos primeiros exercícios físicos do bebé. Este período de tempo em que o bebé é posto de barriga para baixo pretende motivá-lo a levantar a cabeça e assim trabalhar e fortalecer os músculos do pescoço. Pode ser feito da seguinte forma:
- Pode começar partir do momento em que o bebé recebe alta da maternidade
- Deixar de praticar entre os 7 e 9 meses de idade, ou quando o bebé começar a gatinhar
- Nunca o praticar quando o bebé está a dormir
- Supervisionar sempre o bebé durante o “tummy time”, nunca o deixando sozinho
- Começar com uns minutos por dia e aumentar até 1 hora pelos 3 meses de idade
Quais são os benefícios para o bebé?
O período de “tummy time” é muito benéfico e fortalecedor para os músculos do bebé. Quando o bebé nasce não possui a capacidade segurar o pescoço (e a cabeça) pois não tem força nos músculos nessa região. Por isso é que é necessário assegurar que a cabeça recebe apoio já que descai para a frente devido a essa falta de força no pescoço.
Os músculos do pescoço desenvolvem-se gradualmente, durante os primeiros meses de vida. Assim, ao fim de algumas semanas o bebé começa a conseguir segurar a cabeça. Pelos quatro meses de idade normalmente já conseguirá levantar a cabeça autonomamente. O “tummy time” permite ao bebé estimular o fortalecimento dos músculos do pescoço, cabeça e costas, preparando-o para a aquisição das futuras competências motoras.
Contudo, os benefícios não se esgotam neste fortalecimento muscular pois o período de barriga para baixo permite ainda:
- Prepara o bebé para outras competências motoras grossas, como rolar, sentar e rastejar;
- Estimula o funcionamento de músculos normalmente menos usados
- Ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas motores
- Previne a plagiocefalia, também conhecida como síndrome da cabeça plana*
- Alivia a dor e o desconforto provocado por gases ou cólicas no bebé
- Proporciona estímulos e experiências diferentes ao bebé pois estimula os sentidos
*O síndrome da cabeça plana é uma deformação na cabeça dos bebés devido a passarem muito tempo deitados de costas. Desde 2005, a Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebés durmam exclusivamente na posição supina, ou deitados de costas. Isto deve-se ao facto de esta posição ajudar a prevenir o trágico síndrome da morte súbita.
Como praticar o “tummy time”?
Como vimos acima, o bebé pode começar a praticar “tummy time” a partir do momento em que chega a casa da maternidade. Não se esqueça que esta prática só pode ser conduzida quando o bebé está desperto, sempre supervisionado e até cerca dos sete a nove meses de idade, quando começa a gatinhar. Deve começar o “tummy time” com uns minutos por dia, ao longo de vários momentos, aumento gradualmente o tempo de barriga para baixo para vários minutos, em várias sessões ao longo do dia. Pelos três meses de idade, o bebé deveria passar cerca de uma hora por dia em posição de “tummy time”.
Pode aproveitar momentos como a muda da fralda ou o banho para por o bebé na posição de barriga para baixo. Durante o “tummy time, pode massajar o bebé, por música relaxante, deitar-se com ao mesmo nível que ele e estimular o contacto visual, ler-lhe histórias, conversar com ele, e muito mais.
O que esperar ao longo dos meses?
Nas primeiras semanas de vida, pode colocar o bebé com a barriga em contacto com a sua e durante alguns instantes. Repita várias vezes ao dia. A partir da terceira semana de vida pode experimentar por o bebé no chão para o “tummy time”. Por o bebé em cima de uma cama ou sofá poderá aumentar o risco de queda para o chão. Certifique-se que põe algo confortável para apoiar o bebé e livre de perigos. Ao fim das primeiras semanas o bebé provavelmente sentir-se-á à vontade no chão.
A partir de 1 mês de idade
Com um mês de idade, o seu bebé vai adorar que se ponha ao mesmo nível no chão e poder ver o seu olhar e sorriso. Nesta altura poderá já virar a cabeça. Com dois meses poderá já passar um a dois minutos por sessão em posição de “tummy time”.
A partir dos 3 meses de idade
Pelos três meses, o bebé já deverá conseguir levantar a cabeça entre 45 a 90 graus. Poderá também segurar-se sobre os braços. Idealmente, nesta idade o bebé passará uma hora por dia em posição “tummy time”, dividida por várias sessões.
Aos quatro meses, durante o “tummy time” o bebé possivelmente levanta o peito do chão e apoia-se sobre os antebraços. Levanta a cabeça para localizar brinquedos e objetos que lhe chamem a atenção. Aos cinco meses provavelmente irá ainda esticar os braços para agarrar esses objetos.
A partir dos 6 meses de idade
Pelos seis meses e a partir dessa altura já conseguirá rolar da barriga para as costas e vice-versa. Outra das novas habilidades será movimentar-se no chão em círculo sobre a sua barriga. O seu bebé irá também mostrar uma maior preferência pela posição de barriga para baixo pois permite-lhe movimentar-se e explorar o mundo à sua volta mais facilmente. Quando o bebé já consegue gatinhar os benefícios do “tummy time” deixam de ser relevantes pois ele terá adquirido as competências motoras esperadas.
Fontes: Academia Americana de Pediatria; Revista Pediatrics; Pathways