Todos os anos, crianças e animais de estimação são fatalmente esquecidos nos bancos de trás dos automóveis. As temperaturas registadas dentro de um automóvel fechado, durante o verão, podem rapidamente exceder a temperatura exterior. O “Alerta de Ocupante Traseiro” é a resposta da construtora norte-americana Ford ao problema.
A marca pretende mostrar como estas situações podem ser evitadas. Numa simulação, realizada em Colónia, na Alemanha, a Ford colocou uma escultura em gelo de um bebé e de um cão, dentro do automóvel. O teste foi feito com uma escultura do tamanho de uma criança de 1 ano, sendo que o cão tinha a dimensão de um labrador.
Tanto num como noutro caso, e com uma temperatura exterior de 35 graus centígrados, bastaram 19 minutos para que o carro ultrapassasse uma temperatura interior de 50 graus, e que as esculturas começassem a derreter rapidamente.
Graças à radiação de ondas curtas, que entra pelas janelas e se reflete nos bancos e tablier do veículo, a temperatura aumenta muito rapidamente, o que resulta nos casos fatais, registados todos os verões. A Ford mencionou que “entre 2009 e 2018, a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals registou 64.443 incidentes relacionados com animais devido à sua exposição ao calor, em Inglaterra e no País de Gales”.
Nestas condições um animal pode morrer em apenas seis minutos. Nas crianças, o risco de morte após episódios de hipertermia, é alto, porque a temperatura corporal das crianças sobreaquece cerca de três vezes mais rápido do que a de um adulto.
A Ford pretende que a tecnologia “Alerta de Ocupante Traseiro” ajude a evitar estas situações, sobretudo à medida que entramos na estação mais quente do ano. Nos veículos equipados com este “auxiliar de memória”, sempre que a porta de trás tenha sido aberta no início de uma deslocação, o sistema regista que deve estar qualquer coisa, a viajar no banco traseiro.
O “Alerta de Ocupante Traseiro”, sempre que o modelo em causa pára e a ignição é desligada, lembra o condutor, exibindo no ecrã central um alerta visual durante 10 segundos, acompanhado de um aviso sonoro, que é. necessário verificar os bancos traseiros antes de abandonar a viatura.
Em 2019, a Ford comprometeu-se a equipar todos os seus modelos de passageiros com este alerta. Neste momento, a tecnologia “Alerta de Ocupante Traseiro” está disponível na maior parte da gama europeia.
24 de junho 2021