A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou, esta terça-feira, que recomenda a vacinação contra a Covid-19 para todos os jovens entre os 12 e os 15 anos. Recordamos que até ao momento, só avançavam na vacinação os jovens desta faixa etária que tivessem comorbilidades associadas.
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, afirmou que os menores deverão ser acompanhados pelo respetivo tutor e que se o processo de inoculação “não for exatamente antes do início do ano letivo”, a vacinação “acontecerá nos dias a seguir”.
A responsável pela DGS disse que “a questão do ponto de vista do impacto na epidemia desta vacinação, se for mais uma semana ou menos uma semana, não terá um impacto negativo importante”, refere Graça Freitas. Hoje foi feita a recomendação técnica, sendo que a logística será considerada em breve.
“A partir deste momento fica aberto o caminho para a vacinação universal destes jovens, dos 12 aos 15 anos, depois será a parte da logística que comunicará em que moldes é que vai acontecer a vacinação. Não se tenha a expetativa que é hoje que começa. Hoje foi tomada a decisão técnica, depois vem a decisão logística”, disse a responsável da DGS, em conferência de empresa.
A decisão anunciada hoje, dias depois da recomendação da vacinação para jovens com doenças associadas, depois de se conhecerem novos dados da vacinação de menores nos Estados Unidos e na União Europeia, que mostram que casos de miocardite e pericardite registados são “A decisão foi tomada após a análise dos novos dados da vacinação dos jovens nos Estados Unidos e na União Europeia, que apontam para casos de miocardite e pericardite “extremamente raros e têm evolução clínica benigna”.
Graça Freitas explicou à comunicação social que quando o anterior comunicado foi feito, a 30 de julho, “dissemos que a DGS recomendará a vacinação universal dos jovens dos 12 aos 15 anos logo que estejam disponíveis dados adicionais. No dia 30 de julho saíram dados dos EUA sobre nove milhões de adolescentes vacinados e das reações que tiveram e esse report foi muito importante.”
10 de agosto 2021