O TikTok e o YouTube são agora as apps preferidas das crianças portuguesas. Entre junho e agosto de 2021, estas foram as aplicações móveis mais procuradas e nas quais as crianças e adolescentes mais passaram tempo online.
Um estudo realizado pela Kaspersky Safe Kids, teve como principal objetivo descobrir como se alteraram os interesses e as necessidades das crianças durante o verão de 2021. O estudo também revelou que o interesse das crianças pelo Instagram diminuiu.
Segundo comunicado da Kaspersky Safe Kids, “este verão, as crianças portuguesas que utilizam dispositivos Android dedicaram a maior parte do tempo a pesquisas no Youtube (29,62%), seguindo-se o Tik Tok (18,17%), que conseguiu superar o WhatsApp (12,71%), acabando por ocupar o segundo lugar”.
O padrão, registado em Portugal, do aumento da popularidade do TikTok e YouTube, acompanha a tendência a nível global, que inverteu a tendência verificada entre novembro de 2020 e abril de 2021, quando o Whatsapp era o líder na tabela das apps mais usadas.
O comunicado que divulga os resultados revelou também que dentro do território da Península Ibérica face à utilização do Instagram. Em Espanha, a aplicação. de fotografia e vídeo ocupou o quarto lugar na lista das mais utilizadas por parte dos mais jovens, enquanto que em Portugal a app ficou em sétimo lugar.
Durante o verão, e no seguimento de ter sido alvo de duras críticas sobre políticas de privacidade e segurança no que respeita a crianças, o TikTok eliminou mais de 7 milhões de contas associadas a menores. Esta rede social conquistou muito público, sobretudo infantil, durante os períodos de confinamento provocados pela pandemia.
Apesar da sua forte popularidade, o TikTok tem estado frequentemente debaixo de fogo, devido às muitas dúvidas que a sua segurança e proteção da privacidade suscitam.
6 de outubro 2021