O mês de dezembro convida a celebrar a época festiva em família. Se procura distrair os seus filhos com atividades diferentes, deixamos-lhe algumas sugestões para aproveitar os últimos dias do ano 2021. E algumas atividades são perfeitas para fugir ao mau tempo!
Porto e Lisboa: nove sugestões
- Magical Garden (Porto) – Ao cair da noite, o Jardim Botânico do Porto transforma-se num misterioso mundo mágico. No Magical Garden, há inúmeros lugares especiais para conhecer ao longo de um percurso de 17 experiências luminosas. O jardim inclui lanternas gigantes e espetáculos de vídeo mapping. A Lia, o Leo e o Lux, mascotes do Magic Garden, estarão presentes em cada mundo luminoso, convidando os mais pequenos a registar o momento para mais tarde recordarem.
- Circo Virtual (Porto) – A Alfândega do Porto acolhe, até 9 de janeiro, o “O Fabuloso Circo De Natal”. Uma experiência audiovisual divertida, com artistas dos quatro cantos do mundo e narrada pelo humorista Nuno Markl. As crianças vão se surpreender com o ambiente e as fantásticas personagens que revolucionam o tradicional circo que todos conhecemos, envolvendo-as neste espetáculo através das projeções a 360º.
- Centro Interpretativo da História do Bacalhau (Lisboa) – Não há que enganar: somos o povo que mais bacalhau consome, especialmente no Natal. A visita a este espaço pode tornar-se num importante momento de aprendizagem! Aqui, as crianças vão conhecer uma das mais épicas histórias de Portugal – a descoberta da Terra Nova e a aventura nos mares gelados pela pesca do bacalhau. Ficarão também a saber quem foi o Brás e o Gomes de Sá, que hoje dão nome a dois dos pratos mais típicos portugueses.
- Sessões em Família no Planetário (Porto) – Tem pequenos cientistas em casa? O Planetário do Porto convida à descoberta da Lua e do Sol, com duas sessões especiais: “Vítor e Sofia vão à Lua” e “O Sol, A Nossa Estrela”. Estas experiências desvendam os segredos da Lua e do Sol, com imagens recentes do sistema solar e através de cinema imersivo.
- A vida e obra de Bordalo (Lisboa) – O Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande, sugere a visita à exposição itinerante que divulga a obra de Rafael Bordalo Pinheiro, um dos principais nomes da caricatura e cerâmica em Portugal, conhecido por produzir obras arrojadas para a época, graças às dimensões e à delicadeza dos pormenores. Aqui também se aprende história!
- Marionetas na Praça de Natal (Gaia) – A “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda, inspirou a peça da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora que pode ser assistida na Praça de Natal, em Vila Nova de Gaia. Divirta-se em família por este mundo mágico do Natal, com os carrosséis e as barraquinhas com centenas de produtos artesanais.
- O mundo mágico de Alice (Lisboa) – Um chapeleiro louco, um gatos risonhos, um coelho branco que fala… Quem não gosta do famoso mundo mágico da pequena Alice? O Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa ganha nova vida com este espetáculo, uma verdadeira experiência de sensações, onde os visitantes vão mergulhar numa outra dimensão. Há dezenas de esculturas luminosas, hologramas, instalações multimédia e muitos efeitos visuais.
- Workshop de chocolate (Porto) – Natal é sinónimo de chocolate! Aguce a curiosidade do seu filho numa viagem até ao mundo do chocolate e descubram de onde vem e como é feito. A promessa é tentadora: O museu “The Chocolate Story” vai desvendar os segredos, por exemplo, como torrar e moer o cacau, fazer e conchar o chocolate. e, no final, os participantes têm a oportunidade de se deliciarem com este doce! Está, também, disponível um workshop para crianças dos 4 aos 12 anos – “Chocolatinhos” – que ensina os mais pequenos a fazer cake pops.
- Oceanário (Lisboa) – “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário” é a proposta da mascote do Oceanário de Lisboa, o Vasco, para dar a conhecer os animais mais estranhos que habitam nestas águas. As crianças partem numa viagem salgada que explora todos os cantos do Oceanário, ficando a conhecer as espécies e suas principais características, num ambiente super divertido.
Tenha em atenção as novas normas de combate à pandemia Covid-19. Certifique-se que se informa sobre as regras do estabelecimento que pretende visitar, pois, até 2 de janeiro, para além de certificado de vacinação (adultos), é obrigatório apresentar teste com resultado negativo válido.