O autoagendamento volta a estar disponível para crianças entre os 5 e os 11 anos de idade que ainda não tenham tomado a primeira dose vacina pediátrica contra a Covid-19. No próximo fim-de-semana, dias 26 e 27 de fevereiro volta a ser possível escolher o local mais conveniente para a vacinação.
O autoagendamento está disponível até às 23h59 de hoje, quarta-feira, no Portal de Agendamento Online, sendo que o local mais conveniente será escolhido “de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”.
Segundo o comunicado partilhado com as redações dos meios de comunicação social, o processo de vacinação vai decorrer em simultâneo com a administração das segundas doses pediátricas às crianças que receberam a primeira dose entre 6 e 9 de janeiro. Nestes casos, o agendamento é feito através de mensagem do texto, pelo número 2424.
No fim-de-semana passado, 19 e 20 de fevereiro, atingiram-se as 83.691 crianças com vacinação completa, a nível primário, e as 329.958 que já receberam a primeira dose. O coordenador do plano de vacinação, coronel Carlos Penha-Gonçalves, admitiu que a vacinação contra a Covid-19 destinada a crianças está aquém das expectativas.
Ainda assim, Portugal é dos países da Europa com maior taxa de adesão na faixa etária entre os 5 e os 11 anos. Segundo António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, disse que a imunização de crianças tem de ser tratado e visto como um processo de continuidade, sendo que “praticamente 50% desta faixa etária foi vacinada”.
Entretanto, a Agência Europeia do Medicamentos (EMA), encontra-se a avaliar a possibilidade da administração da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, para crianças entre os 12 e 15 anos. O pedido foi submetido pelo consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech. O comité de medicamentos humanos da EMA vai fazer uma avaliação célere dos dados apresentados pelo consórcio farmacêutico.
A cada autoridade nacional caberá a decisão final de avançar com o processo de reforço da vacinação.
23 de fevereiro 2022