Fabricantes espanhóis de brinquedos comprometeram-se com o governo do país a deixar de difundir anúncios publicitários com estereótipos de género no que diz respeito à utilização dos seus produtos, como por exemplo a imagem de meninas a brincar com bonecas e meninos a brincar com carros.
O Ministério do Consumo de Espanha, a Associação Espanhola de Fabricantes de Brinquedos e a Autocontrol (Associação para a Auto-Regulação da Comunicação Comercial), assinaram um código de auto-regulação onde está expressa a proibição do uso discriminatório ou degradante da imagem das raparigas em anúncios publicitários de brinquedos e jogos destinados a menores.
Em todos os anúncios difundidos passarão a estar rapazes e raparigas presentes, sem que nenhum brinquedo esteja associado a um género em específico. O ministro espanhol do Consumo, Alberto Garzón afirmou que este código tem como objetivo promover uma imagem plural e igualitária, sem a presença de estereótipos de género.
O governante destacou também o compromisso em não caracterizar as raparigas com conotações sexuais e em evitar a associação de brinquedos com cuidados, trabalho doméstico ou beleza com raparigas, e o de ação, atividade física ou tecnologia com rapazes.
As regras do código, que conta com 64 regras deontológicas, destinadas à publicidade de brinquedos para crianças com menos de 15 anos, entram em vigor no próximo dia 1 de dezembro. Durante o resto deste ano, ainda será possível ver alguns anúncios, que já foram produzidos e que mantêm a publicidade de brinquedos para apenas um dos sexos. Têm de deixar de ser transmitidos até ao Natal de 2023.
Os novos anúncios publicitários não poderão ter associações de cor a cada género, devem apresentar uma linguagem inclusiva e apresentam exemplos positivos, para encorajar um consumo saudável, responsável e sustentável.
Vários países europeus já tomaram iniciativas semelhantes, como França, onde cerca de trinta empresas comprometeram-se em 2018 a lutar contra os estereótipos de género, e o Reino Unido.
28 de abril 2022