A ubbu promete ocupar o verão das crianças portugueses de forma didática, mas também controlada em termos de tempo de ecrã. Esta empresa, dedicada a ensinar ciência da computação e programação a crianças, através de vídeos e jogos, disponibiliza dois cursos para o verão. Crianças entre os sete e treze anos podem começar a dar os primeiros passos na programação.
As modalidades de curso de programação são duas. Ambas são online, sendo que uma conta com acompanhamento de um professor, durante cerca de uma hora e meia por dia, durante a semana, e outra com um horário 100% flexível, de acordo com horários e ritmos de cada criança.
Esta última modalidade é baseada num currículo previamente elaborado e o aluno tem três meses para completar o curso. A primeira opção tem um custo de 60 euros por semana e a segunda custa 15 euros para três meses de acesso ilimitado.
Em comunicado divulgado pelo Dinheiro Vivo, a empresa refere que “ambas as modalidades foram pensadas para tirar um maior partido do tempo livre e das tecnologias à disposição das crianças, ajudando a estimular a criatividade e a aprendizagem divertida”, durante o período de férias de verão.
A ubbu aconselha a que, ao usar a opção ilimitada, a criança deverá dedicar 30 minutos por dia em frente ao ecrã. Na modalidade com professor, que conta com 90 minutos diários, mas menos tempo de curso, são dadas sugestões alternativas para atividades individuais.
As atividades podem ser executadas individualmente, uma vez que os conteúdos são adaptados às idades dos alunos. Aos pais, é permitido controlar o tempo que as crianças passam frente ao ecrã. Os cursos de programação dedicados aos mais novos vão trabalhar conceitos de matemática e de outras áreas curriculares.
De acordo com João Magalhães, CEO da empresa, “os alunos vão desenvolver competências de raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade de forma a melhorar as suas aprendizagens escolares”.
29 de junho 2022