A partir de que dia posso fazer o teste de gravidez? Quantos dias de gravidez são necessários para que o resultado do teste de gravidez seja confiável? É necessário esperar pelo atraso menstrual? Estas são algumas questões frequentes sobre os testes de gravidez a que vamos responder neste artigo.
Poderá fazer o teste de gravidez de farmácia no primeiro dia em que lhe faltou o período menstrual. No entanto, se os seus ciclos menstruais são irregulares, poderá ser necessário fazer novamente o teste uns dias mais tarde.
Apesar de os testes de gravidez terem uma sensibilidade muito elevada, o que permite detetar valores baixos de beta-hCG na urina (mesmo antes de lhe faltar o período), existe sempre a possibilidade de obter um falso negativo.
Como funcionam os testes de farmácia?
Os testes de farmácia baseiam-se na avaliação dos níveis da hormona beta-hCG (hormona de gonadatrofina coriónica humana ou hormona da gravidez) existentes na sua urina, de forma a detetar a existência ou não de gravidez.
Uma vez que esta hormona é produzida pela placenta após a implantação do óvulo na parede uterina, pode não ser detetada caso o teste seja realizado cedo demais.
Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?
Pode realizar o teste de gravidez assim que suspeita que possa estar grávida, quer devido a um atraso menstrual ou a outros sintomas físicos, como enjoos.
Não existe um dia exato para todas as mulheres uma vez que a data da conceção varia consoante a duração do ciclo menstrual. Regra geral, aconselha-se a realização do teste de farmácia no quinto dia de atraso menstrual.
Qual a melhor altura do dia para fazer o teste?
O teste deve ser feito com a primeira urina da manhã, antes de ter ingerido água ou outros líquidos, para evitar diminuir a sua concentração. Quanto mais concentrada estiver a urina, mais fácil será detetar a hormona hCG e mais fiáveis serão os resultados.
Porque é necessário aguardar pelo atraso menstrual para fazer o exame de gravidez?
Uma vez que a ovulação ocorre sensivelmente a meio do ciclo menstrual, a maioria das mulheres ovula cerca de 14 dias antes do fim do ciclo (considerando um ciclo de 28 dias). O óvulo vive 24 horas e esse é o tempo de que dispõe para ser fertilizado por um espermatozoide.
Após a fecundação, ovo desliza pelas trompas de Falópio em direção ao útero, onde chega e se implementa 6 a 12 dias depois. Durante esta viagem, as células dividem-se, multiplicam-se e diferenciam-se dando origem aquilo que será a estrutura do corpo do embrião e da placenta. Só a partir deste momento começará a produzir a hormona hCG que será detetada nos testes de gravidez.
Assim, ocorre aqui uma coincidência de datas: o óvulo é fecundado a meio do ciclo menstrual (dia 14) e a cerca de 14 dias da data prevista para o próximo período (num ciclo de 28 dias). Como a produção da hormona hCG se inicia num intervalo de 6 a 12 dias após a fecundação, só na data prevista para a descida da próxima menstruação é que os níveis hCG são suficientemente elevados para serem detetados no teste de gravidez.
Qual é o teste de gravidez mais preciso?
O teste de gravidez mais preciso é a análise ao sangue uma vez que consegue detetar níveis reduzidos da hormona beta hCG na corrente sanguínea da mulher. Por este motivo, o teste ao sangue pode dar um resultado positivo mesmo antes do atraso menstrual.
Teste de gravidez caseiro
Os testes de gravidez caseiros são um mito. Na verdade, não existe qualquer evidência científica que comprove a eficácia de qualquer teste de gravidez que não os de farmácia ou os realizados em laboratório (à urina ou ao sangue). Assim, se suspeita que está grávida o mais aconselhado é fazer um teste de gravidez de farmácia.
Saiba o que acontece na 1ª semana do desenvolvimento embrionário e acompanhe o crescimento do seu bebé durante a gestação semana a semana.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.