Estimular é todo o conjunto de actividades do dia a dia, físicas, motoras, emocionais, isto é, toda a interacção do seu filho com o mundo que o rodeia.
- A importância de estimular os sentidos do seu bebé
- Os sentidos
- A linguagem
- Estimulação motora e cognitiva
- Socialização e estímulos emocionais
- O afeto
São o nosso principal ponto de comunicação com o exterior. Para os bebés e para as crianças, os sentidos são ainda mais importantes porque ainda não possuem outras referências, muitas vezes adquiridas ao longo da vida com base na experimentação, que lhes permita distinguir o que é seguro ou perigoso, o que está certo ou errado, o que é importante ou acessório, o que é e o que parece ser.
Ao estimular os sentidos e a curiosidade natural do bebé prematuramente, estará a ensiná-lo a usar os sentidos como instrumentos úteis para além da sobrevivência. Quando brinca com uma roca, por exemplo, mostre que, ao agitar, faz barulho. O bebé aprende a consequência do ato – o som –, a textura do objecto, o som em si, e em termos motores, o ato de segurar e agitar.
Em termos visuais, nos primeiros meses de idade, o preto e o branco são mais estimulantes do que as cores vivas, pois o bebé não nasce com as suas competências completamente desenvolvidas.