Estimular é todo o conjunto de actividades do dia a dia, físicas, motoras, emocionais, isto é, toda a interacção do seu filho com o mundo que o rodeia. Portanto, quando o seu bebé começar a emitir as “primeiras palavras”, responda-lhe e interaja com ele, incentivando a sua vontade de aprender e de comunicar com os outros através da vocalização.
- A importância de estimular os sentidos do seu bebé
- Os sentidos
- A linguagem
- Estimulação motora e cognitiva
- Socialização e estímulos emocionais
- O afeto
Quando estimulamos uma criança, com um objectivo bem definido e usando uma técnica específica, estamos, na realidade, a estimular várias áreas do seu desenvolvimento. O sistema humano é composto por várias competências que se influenciam entre si, de forma constante e permanente ao longo da vida. E isto é uma vantagem.
Estimular demais ao ponto da frustração é contraproducente. Como o desenvolvimento é feito por etapas sequenciais, devemos considerar sempre a zona de desenvolvimento próxima de cada etapa. Isto é, considerar o que realmente, e em média, a criança deve ser capaz de fazer numa determinada faixa etária ou fase de desenvolvimento.
Ao propor tarefas que estão para além da Zona de Desenvolvimento Próxima da criança, é quase certo que a criança não vai compreender a tarefa, nem vai ser capaz de a realizar, podendo dai resultar sentimentos de frustração e desmotivação na aprendizagem de novas competências.