Saiba como prevenir e aliviar os enjoos na gravidez, um dos sintomas e incómodo mais comum na gravidez. As náuseas e vómitos do 1º trimestre da gravidez ocorrem em cerca de 60-80% das gestações, iniciando-se nas primeiras semanas e com tendência a desaparecer no início do 2º trimestre (por volta da 12ª semana da gravidez).
Prevenir e aliviar os enjoos na gravidez
A intensidade e mal-estar provocados pelos enjoos na gravidez varia de mulher para mulher e mesmo na mulher em diferentes gravidezes. Apesar de se designarem “enjoos matinais”, podem ocorrer a qualquer hora do dia.
Os níveis elevados de produção da hormona HCG (hormona gonadotropina humana) no 1º trimestre parecem relacionar-se com a severidade das náuseas e vómitos durante a fase inicial da gestação. Mas há outros fatores que podem contribuir para os enjoos:
- Níveis elevados de estrogénio;
- Refluxo gastroesofágico;
- Relaxamento dos músculos do aparelho digestivo;
- Olfato mais apurado que provocar a repulsa a alguns cheiros e alimentos;
- Ansiedade.
Se os enjoos se agravarem ou se vomitar excessivamente, a situação pode evoluir para hiperemese gravídica, situação clínica grave que requer assistência médica imediata.
1. Refeições ligeiras e frequentes
- Faça pequenas refeições e coma muitas vezes ao longo do dia;
- Evite alimentos muito condimentados, gorduras e fritos;
- Coma qualquer coisa antes de se levantar da cama para acalmar o estômago (fatia de pão integral, bolachas de água e sal, flocos de cereais secos, frutos secos);
- Faça um pequeno lanche antes de se deitar para não estar tantas horas sem comer;
- Faça uma alimentação rica em proteínas e hidratos de carbono complexos;
- Beba líquidos frios;
- Não coma alimentos que não lhe apeteçam;
- Coma gengibre (bolachas, sopa de cenoura com gengibre, chá, gengibre cristalizado).
2. Hidratação
- Beba água regularmente ao longo do dia (2 a 3 litros por dia) para eliminar os resíduos do seu organismo e reduzir o risco de infeções urinárias;
- Evite bebidas gaseificadas, refrigerantes, cafeína, chá e álcool.
3. Repouso
- Procure repousar o máximo possível durante o dia e durma o máximo à noite, uma vez que parece existir uma ligação entre o cansaço e os enjoos. Tire o que tempo necessário para descansar ou simplesmente, não fazer nada.
4. Relaxamento
- Estimule o acuponto Pericárdio 6 do seu antebraço, três dedos de largura acima do punho entre os dois tendões. Faça uma ligeira pressão durante 10 minutos, 4 vezes por dia;
- Pode considerar uma sessão de acupuntura para recuperar a energia dos rins. Esta terapia também se tem revelado eficaz na luta contra os enjoos. Antes de o fazer, consulte o seu médico para avaliação;
- Peça uma massagem relaxante ao seu companheiro;
- Abrande o ritmo e evite situações que lhe causam stress e ansiedade.
5. Saúde oral
Bons hábitos de higiene oral e a consulta regular ao dentista permitem-lhe manter a boca sã e minorar o desconforto das náuseas e enjoos.
Fale com o seu dentista e aconselhe-se sobre a possibilidade de mudar de pasta de dentes ou elixir que ajude a minorar o desconforto da boca (ver Quando ir ao dentista na gravidez).
Saiba o que pode estar na origem dos enjoos na gravidez e como combater a azia, outro incómodo tão comum na gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
[pregnancywidgetinline]