Os pais têm um papel extremamente importante na preparação para a chegada do novo bebé. Embora geralmente haja um entusiasmo pela chegada de um novo irmão, é comum que haja algum ciúme e algumas reações mais exageradas na tentativa de chamar as atenções.
O que podem fazer?
- A chegada de um novo irmão
- Antes do nascimento: a gravidez
- A preparação para o nascimento
- Depois do nascimento: quando o bebé chega a casa
A chegada de um novo bebé traz muitas mudanças no seio familiar ao alterar quer a sua estrutura quer o seu funcionamento. Os pais despendem muita energia ao prepararem-se para receber o novo membro em casa e muita da atenção é exclusivamente dedicada a satisfazer as necessidades básicas do novo bebé.
Quando o casal já tem um outro filho, obviamente que estas mudanças vão ser sentidas pelo mesmo. As crianças podem reagir de diferentes formas perante esta novidade.
Embora geralmente haja um entusiasmo pela chegada de um novo irmão, (para brincar, para cuidar), é comum que haja algum ciúme e algumas reações mais exageradas na tentativa de chamar as atenções.
Independentemente da reação (mais positiva ou mais negativa) da criança, está claro que os pais têm um papel extremamente importante na preparação para a chegada do novo bebé.
Bibliografia consultada
- Boyse, K. (2009). New baby sibling. Helping your older child (or children) adjust. University of Michigan.
- Oliveira, D., & Lopes, R. (2010). Implicações emocionais da chegada de um irmão para o primogénito: Uma revisão da Literatura. Psicologia em Estudo, 15 (1), 97-106.
- www.education.com
- www.kidshealth.org