Podemos facilmente imaginar que a vida no útero é tranquila, serena, inócua a cheiros e odores e sem reação a estímulos exteriores. Contudo, a observação do comportamento do feto durante a gravidez prova que os sentidos do feto se desenvolvem muito cedo o que lhe permite “sentir” o mundo exterior algum tempo antes de nascer.
Ao longo dos 9 meses de gestação, o bebé desenvolve novas aptidões e acumula uma série de experiências que lhe serão muito úteis mais tarde (como o reflexo de sucção para a amamentação). Por volta da 37ª semana, o bebé comporta-se como um recém-nascido, apresentando mais de 70 reflexos diferentes.
Desenvolvimento dos sentidos do feto
Investigações recentes indicam que todos sentidos do feto estão bem despertos antes do nascimento. O bebé consegue aperceber-se de estímulos físicos através da parede uterina: sente as massagens e o toque, reage a clarões de luz protegendo a face com as mãos, ouve os sons do corpo materno e, mais tarde, do exterior, sente cheiros e odores.
Mas, da mesma forma que o bebé sente as emoções positivas, também sente as negativas. Se a mãe estiver triste ou viver sob tensão, essas emoções transmitem-se para o seu filho. Uma gravidez feliz e relaxada conduz a um bebé tranquilo.
Estimular o bebé na gestação é muito importante para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional futuro. Então, como se desenvolvem os sentidos do feto no útero e o que fazer para os estimular?
1. Paladar – o sentido mais apurado à nascença
-
5ª – 8ª semana (2º mês de gestação)
Começam a desenvolver-se as papilas gustativas na boca. Ao engolir o líquido amniótico, o bebé sente os diferentes sabores dos alimentos da dieta da mãe.
-
14ª – 17ª semana (4º mês de gestação)
O bebé treina os movimentos de engolir e de sucção tão importantes para a amamentação.
-
32ª – 36ª semana (8º mês de gestação)
O paladar do bebé apura-se: distingue o doce, o salgado, o ácido e o amargo. Nesta fase, é aconselhável que redobre os cuidados com a sua alimentação evitando alimentos demasiado condimentados e de sabor intenso como o alho e cebola crus.
2. Olfato
-
10ª semana (3º mês de gestação)
O nariz começa a desenvolver-se mas só a partir do 6º mês de gestação é que os órgãos olfativos estão completamente formados.
-
27ª – 31ª semanas (7º mês de gestação)
Através do líquido amniótico o bebé apercebe-se de diferentes odores, especialmente o dos alimentos da dieta da mãe. Ao nascer, o bebé sente o cheiro do leite materno e procura o peito por instinto.
3. Audição
-
14ª – 17ª semana (4º mês de gestação)
O bebé ouve sons internos, produzidos pelo corpo da mãe (o bater do coração, movimentos digestivos, outros).
-
27ª – 30ª semana (7º mês de gestação)
O bebé identifica e distingue os sons do corpo da mãe e os do exterior e reage em função do que ouve. Se exposto a sons altos e agressivos, o ritmo cardíaco do bebé altera-se, fica agitado e “esconde-se”. Por outro lado, acalma-se se ouvir sons calmos.
Se falar com o seu bebé ou ouvir música calma, ele vai ouvir esses sons e sentir-se confortado.
A “Musicoterapia” pode ser aplicada desde a vida intrauterina, pois pesquisas provaram que o feto reage ao som e, por ser estimulado desde cedo, nasce com maior capacidade de desenvolver o seu potencial.
Quando o bebé nasce, a voz dos pais são-lhe familiares e consegue reconhecê-las graças a 9 meses de convívio (ativo) com ambos.
4. Visão – o sentido menos desenvolvido à nascença
-
22 dias de gestação
No rosto, surgem dois pequenos pontos que darão origem aos olhos do bebé.
-
9ª – 13ª semana (3º mês de gestação)
As pálpebras, íris e retina estão em formação.
-
27ª – 31ª semana (7º mês de gestação)
O bebé abre e fecha os olhos, é sensível à luz e reage a clarões fortes e intensos.
A visão é o sentido menos desenvolvido à nascença. Durante as primeiras semanas de vida, o bebé distingue apenas contrastes (preto / branco) e não distingue as cores (só o fará por volta dos 3-4 meses de vida).
Por outro lado, só após a exposição dos olhos à luz exterior é que a cor definitiva da íris se define.
5. Tato – o primeiro sentido a desenvolver-se
-
5ª – 8ª semana (2º mês de gestação)
O bebé ganha sensibilidade nos lábios.
-
14ª – 17ª semana (4º mês de gestação)
Os pés e as mãos movimentam-se e são capazes de agarrar. Com o aumento da sensibilidade, o bebé leva as mãos à boca, chucha nos dedos e brinca com o cordão umbilical e movimenta-se no líquido amniótico.
O bebé ganha sensibilidade na palma das mãos, planta dos pés e rosto. Se acariciar o bebé e massajar a barriga, o bebé sente a pressão dos seus movimentos através do útero.
-
18ª – 22ª semana (5º mês de gestação)
O bebé tem sensibilidade ao toque em todo o corpo. O toque transmite segurança e afetividade mesmo dentro do útero. Faça massagens na sua barriga e converse com o seu bebé.
O tato é o primeiro sentido a desenvolver-se. O contacto pele com pele, o toque, os abraços, as carícias serão uma forma de comunicação única entre pais e filhos, especialmente, nos primeiros anos de vida.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.