O terapeuta pode dar alguma certeza quanto à eficácia do tratamento? Que fatores podem influenciar o grau de sucesso / insucesso da terapia?
Sucesso da terapia da fala: que fatores podem influenciar?
A intervenção terapêutica é orientada por um conjunto de métodos, técnicas e estratégias que melhor procuram atender e responder às dificuldades específicas da pessoa.
Por sua vez, a maioria destes procedimentos são suportados e estudados pela investigação científica que procura determinar níveis de eficácia ou comparar resultados, confrontando métodos e teorias diferentes.
No entanto, na prática profissional, considero que a eficácia de um tratamento encontra-se diretamente dependente de um conjunto de fatores dos quais o terapeuta da fala nem sempre pode controlar ou modificar.
Assim sendo, o sucesso / insucesso da terapia pode ser influenciado por fatores como: a severidade do problema, a motivação e a idade do utente, a existência de outras patologias associadas, a periodicidade do apoio terapêutico, o suporte familiar, o trabalho em equipa, a própria competência do Terapeuta da Fala, entre outros.
Apesar do tão repetido cliché “cada caso, é um caso”, esta questão é, de facto, discutível, sendo fundamental a sensibilidade e a reflexão por parte do terapeuta da fala, para melhor conseguir responder a esta pergunta a cada um dos utentes que acompanha.
Para saber mais:
- O que faz o Terapeuta da Fala (TF)?
- Em que consiste e quais são as áreas de intervenção do TF?
- A Terapia da Fala também ajuda a ultrapassar dificuldades de comunicação no adulto?
- Quais os sinais de alerta que justificam a intervenção do TF?
- A criança que se expressa com dificuldade pode ter problemas de aprendizagem?
- Quando é que o TF pode considerar a intervenção terminada?