Estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem da criança:
- Fale com o seu filho sempre que possível
- Use uma linguagem contingente
- Reformule e expanda os enunciados da criança
- Procure usar uma linguagem correta
- Narrar e descrever o que a criança está a fazer
- Conclusões e referências bibliográficas
Narrar e descrever o que a criança está a fazer
Durante as rotinas do dia-a-dia e as brincadeiras, é importante descrever o que a criança está a fazer e enquanto o está a fazer. Esta estratégia possibilita à criança aprender mais vocabulário e desenvolver a capacidade de observação e reflexão sobre o que a rodeia (Goodson, Carolyn, Simon & Dwyer, 2009).
A estas estratégias, soma-se também o facto de que a maioria das crianças gosta de conversar sobre ela própria, sobre o que está a fazer, ou a observar, sobre o que lhe é familiar e do seu conhecimento (Goodson, Carolyn, Simon & Dwyer, 2009).
Assim, a criança necessita que o adulto lhe conceda tempo para ela falar, tendo em mente as seguintes orientações:
- Investir na relação de um-para-um, criando um espaço único de oportunidades de carinho, partilha e aprendizagem (Goodson, Carolyn, Simon & Dwyer, 2009).
- Falar com a criança e não para a criança. Tal significa assumir um perfil dinâmico e atento, respeitando os turnos comunicativos e os tempos de espera da criança, em vez de liderar a conversa, evitando que a criança assuma um papel mais passivo e de observador (conversa partilhada vs atitude passiva) (Borges & Salomão, 2003).
- Ajudar a criança a exprimir o seu pensamento e os seus sentimentos (Goodson, Carolyn, Simon & Dwyer, 2009) – Corrigir pela positiva, falando devagar e procurando que a criança esteja com atenção ao adulto (Ongie, Hallam & Curran, 2010).