9º Mês da gravidez
Evolução do comprimento e peso do bebé
- 36 semanas (o bebé tem 34 semanas de idade): mede cerca de 47,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2600 g.
- 37 semanas (o bebé tem 35 semanas de idade): mede cerca de 48,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2850 g.
- 38 semanas (o bebé tem 36 semanas de idade): mede cerca de 49,8 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3050 g.
- 39 semanas (o bebé tem 37 semanas de idade): mede cerca de 50-52 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3250 g.
- 40+ semanas (o bebé tem 38+ semanas de idade): mede cerca de 50-54 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3400 g.
O seu bebé
O bebé está pronto para nascer (a partir das 38 semanas é considerado um bebé de termo, ou seja, está dotado de todas as ferramentas de que necessita para viver autonomamente).
Enquanto permanecer no conforto do útero, vai aproveitar para engordar, para se preparar para o nascimento e amadurecer os pulmões. O ritmo de crescimento abranda, o espaço é exíguo e o bebé mexe-se menos.
Durante este mês, irá mais vezes à consulta para vigiar por perto o bem-estar do bebé e avaliar como está o seu corpo a preparar-se para o parto.
A placenta vai perdendo funcionalidade à medida que envelhece o que será também vigiado para salvaguardar que o bebé continua a receber todos os nutrientes e oxigénio de que necessita.
Sinais do início do trabalho de parto
Muitas mães perguntam o que fazer para acelerar o trabalho de parto. Bem, pode dar longos passeios, fazer amor ou tomar banhos de água quente. Mas o mais importante é descansar. Aproveite bem os últimos dias.
Se tiver mais filhos, converse com eles sobre o que vai acontecer e prepare-os para a chegada do irmão.
À medida que a data se aproxima, poderá sentir alguns sinais de que o nascimento está para breve. As contrações são um dos primeiros sinais do início do trabalho de parto. Quando sentir contrações ritmadas de 5 em 5 minutos e com a duração de 1 minuto, está na hora de se deslocar para o hospital/maternidade.
Se a bolsa de águas rebentar entretanto, não deve esperar mais do que 12 horas para se dirigir ao hospital, mesmo que as contrações sejam débeis (ao romper, a bolsa perde a capacidade de assegurar a sua missão: proteger o bebé do exterior e dos agentes infeciosos).
Tem tudo pronto para o parto? Confira a sua lista
- A mala do bebé;
- A sua mala e a do seu companheiro;
- O Boletim de Saúde da Grávida (que a deve acompanhar sempre durante a gravidez);
- O kit para recolha das células estaminais (eventualmente);
- A cadeirinha auto devidamente instalada.
Gravidez mês a mês
- 1º Mês da gravidez – gerar uma nova vida
- 2º Mês da gravidez – da formação aos primeiros movimentos
- 3º Mês da gravidez – os órgãos funcionam autonomamente
- 4º Mês da gravidez – assemelha-se a um recém-nascido
- 5º Mês da gravidez – os sentidos apuram-se
- 6º Mês da gravidez – pode sobreviver fora do útero
- 7º Mês da gravidez – é um ser emocional
- 8º Mês da gravidez – tem um ritmo biológico próprio
As etapas descritas correspondem ao desenvolvimento aproximado de cada bebé sendo que cada um tem o seu próprio ritmo de crescimento. Em caso de dúvida, consulte o seu médico. Só ele conhece as suas circunstâncias particulares e a pode esclarecer de modo informado e seguro.