As contrações no início do trabalho de parto fazem com que o canal de parto se dilate graduadamente para permitir a passagem da cabeça e do corpo do bebé. Sendo um processo natural, cuja duração e intensidade varia de mulher para mulher, há algumas medidas que pode tentar para acelerar a dilatação no parto normal. Conheça-as.
O tempo de dilatação da cérvix na última fase da gravidez varia de mulher para mulher. Não há uma receita que resulte para todas nem uma regra universal para acelerar a dilatação no início do trabalho de parto. No entanto, algumas estratégias podem ajudá-la a encurtar o tempo de espera.
Acelerar a dilatação no parto normal
Antes de falarmos sobre o que pode fazer para tentar acelerar a dilatação no parto normal, é interessante perceber como evoluem as contrações desde o momento em que começa a sentir os primeiros sintomas do início do trabalho de parto até ao nascimento do bebé, altura em que a dilação atinge o seu valor máximo.
A dilatação ocorre na primeira fase do parto, altura em que o canal de parto se dilata gradualmente para permitir a passagem do bebé e inclui três sub-fases:
- Fase inicial ou latente: 3-4 cm de dilatação
Contrações irregulares, de fraca intensidade e pouco duradouras. Esta fase pode prolongar-se por 8 a 12 horas (média) e o colo do útero dilata até aos 3-4 centímetros.
- Fase ativa: 7 cm de dilatação
A dor intensifica-se, as contrações tornam-se mais regulares e menos espaçadas (com 2 a 3 minutos de intervalo entre si). Esta fase dura 6 a 8 horas (média) e o colo do útero dilata até aos 7 cm.
- Fase de transição: 10 cm de dilatação
As contrações tornam-se menos espaçadas e duram 60 a 90 segundos. O colo do útero abre ao ritmo de 1 cm por hora (média) até atingir a dilatação completa (10 cm).
Como acelerar a dilatação no parto normal?
1. Andar e passear
Andar e passear a um ritmo lento e sem esforço. Se o seu ritmo cardíaco acelerar, descanse. Lembre-se que o objetivo é ajudar a relaxar e a trabalhar os músculos essências para o trabalho de parto e não aumentar o seu desconforto e cansaço.
Se sentir dor no ventre ou no baixo-ventre e/ou contrações (indício de que o trabalho de parto está em curso) pare e pratique os exercícios de respiração que aprendeu durante a preparação para o parto, inspirando e expirando profunda e lentamente.
Caminhar também ajuda a aliviar as dores entre as contrações.
2. Relações sexuais
A estimulação é um método muito eficaz para facilitar a dilatação do útero. A estimulação pode limitar-se a mimos e carinhos ou à relação sexual. Quando se sente bem e em harmonia, o seu corpo liberta uma substância química que ajuda a suavizar o colo do útero o que, por sua vez, vai ajudar a acelerar a dilação. O esperma também ajuda a amaciar o colo do útero.
3. Relaxar
Relaxar e fazer os exercícios de respiração (exercícios de relaxamento) que a vão ajudar na terceira fase do parto, quando tiver que fazer força para ajudar a expulsão o bebé.
Mas também existe o outro lado da moeda. Apesar do desconforto associado aos dias iniciais do trabalho de parto (ver Os primeiros sinais do início do parto), algumas futuras mamãs preferem usar o tempo pré-parto para organizar os últimos detalhes e descansar.
O período pós-parto é exigente (física e emocionalmente) e estes dias podem ser preciosos para finalizar aqueles pequenos detalhes antes de receber o seu bebé com todo o conforto e disponibilidade em casa.
Cuide de si. Um tratamento facial, uma boa depilação, uma manicura são boas opções. Sentir-se bonita e cuidada ajudá-la-ão a descontrair quando estiver fisicamente mais exposta durante o trabalho de parto.
Se está ansiosa com o parto e com o início do processo de trabalho de parto, partilhe as suas preocupações com o seu médico assistente. Conhecer as fases do trabalho de parto, a gestão da dor no parto e o que vai acontecer nas próximas horas (ou mesmo dias) vão, decerto, ajudá-la a viver esta fase com mais segurança e tranquilidade.
Aliviar a dor e o desconforto
Algumas posições podem ser úteis para aliviar a dor e o desconforto das contrações o parto:
1. De pé, apoie as mãos nas costas de uma cadeira. Esta posição ajuda a aliviar o peso do corpo entre cada contração.
2. De pé, diante de outra pessoa, apoie-se no pescoço dela e peça-lhe para lhe massajar as costas com movimentos amplos e seguros.
3. Na fase de pausa entre cada contração, sente-se com os calcanhares debaixo das nádegas e com os joelhos afastados, levante os braços, una as mãos e respire lenta e profundamente.
4. Sente-se de pernas abertas, usando uma almofada para ficar mais confortável.
Fases do trabalho de parto
Conheça em detalhe as fases de cada uma das etapas do trabalho de parto, como aliviar o desconforto e como atuar:
- 1ª Fase do trabalho de parto: dilatação do colo do útero
- 2ª fase do trabalho de parto: fase de expulsão e nascimento do bebé
- 3ª Fase do trabalho de parto: expulsão (ou dequitadura) da placenta
Conheça as fases do leite materno e os sinais de alerta no pós-parto que não deve ignorar.