Sentidos e emoções do bebé no ventre
No seu mundo confortável e recolhido, o bebé cresce e desenvolve todas as estruturas que lhe vão permitir viver de forma autónoma e independente. Durante 9 meses, estará a gerar um ser único e especial com recordações e memórias.
Durante a gravidez, os pais podem ajudar o bebé a sentir novas emoções, estimulando-o de forma consciente. Falar, contar histórias e cantar faz com que o bebé se sinta acompanhado.
Se a vida no ventre for segura e feliz, o bebé também o será. Se, pelo contrário, a gravidez estiver envolvida num ambiente tenso, o bebé poderá desenvolver uma personalidade ansiosa.
A vida e as memórias do bebé não se iniciam no momento do nascimento mas quando é concebido.
Sentidos e emoções do bebé no ventre
Movimento
O bebé mexe-se constantemente quando está acordado. Enquanto tem muito espaço no útero, move-se livremente no líquido amniótico.
Por volta da 17ª semana, os reflexos estão operacionais. O bebé volta-se, leva as mãos aos pés, chucha no dedo, cobre o rosto com as mãos, fecha e abre as mãos, … Mais tarde, à medida que cresce e engorda, os seus movimentos perdem amplitude mas nunca deixa de mostrar atividade. Nas últimas semana da gestação, o bebé comporta-se como um recém-nascido, com mais de 70 reflexos diferentes.
Audição
Por volta da 13ª semana da gestação, o bebé já consegue ouvir os sons e vibrações do interior do corpo da mãe. A partir do 6º mês (entre as 22-26 semana da gravidez), o bebé começa a interagir com os sons e estímulos externos.
Os ouvidos estão completamente desenvolvidos por volta da 24ª semana tornando possível a condução do som. Reconhece a respiração, os batimentos cardíacos e a voz da mãe, mover-se ao ritmo da voz da mãe e assusta-se e reage fisicamente quando o volume da voz da mãe aumenta.
No seu mundo protegido, o bebé aprende, reconhece e responde a estímulos. Aprecia os sons suaves, as melodias e canções de embalar e a voz ritmada da mãe.
Visão
Por volta da 25ª semana, os olhos estão completamente formados e são sensíveis à luz. Em torno da 31ª semana, a íris torna-se colorida (a cor definitiva só aparece entre os 6 a 9 meses de idade, após a exposição dos olhos à luz natural) e o bebé já distingue a luz natural da artificial através da parede uterina.
O bebé não gosta de luzes muito fortes, especialmente de clarões. Evita-as tapando o rosto ou virando-se de costas. Pode fazer jogos de luz com o bebé afastando e aproximando uma lanterna da barriga.
Emoções
O bebé sente todas as emoções vividas pela mãe devido à variação das substâncias químicas que a mãe liberta de acordo com o seu estado de humor e que passam através da placenta para o sistema do bebé. Por volta da 17ª semana o bebé já consegue sentir as carícias feitas no abdómen da mãe, que acha bastante reconfortantes e agradáveis.
O bebé demonstra desde cedo uma série de reações que demonstram que não é indiferente ao que se passa no mundo extra-uterino: assusta-se, movimenta-se, volta-se ou tapa o rosto como reação a estímulos ou eventos externos que o afetam.
https://maemequer.pt/estou-gravida/como-cresce-o-bebe/dentro-do-ventre/5-formas-para-reforcar-os-lacos-com-o-seu-bebe-durante-a-gravidez/
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.