Em caso de divórcio, cabe aos pais procurar agir com bom senso, tendo como especial e principal preocupação proteger os interesses dos seus filhos menores. O que são e como são exercidas as responsabilidades parentais em caso de divórcio.
O que são as responsabilidades parentais?
As responsabilidades parentais traduzem-se no conjunto de poderes e deveres que asseguram o bem-estar moral e material do filho, ou seja, os cuidados diários, a relação pessoal, a educação, o sustento, a representação legal e a administração dos seus bens.
O superior interesse da criança é o critério máximo para regular o exercício das responsabilidades parentais, a par da igualdade entre os pais.
Numa matéria tão delicada, em que os sentimentos estão sempre “à flor da pele”, cabe aos pais procurar agir com bom senso, tendo como especial e principal preocupação proteger os interesses dos seus filhos menores.
Isto porque o divórcio dos pais não significa o divórcio dos filhos, e as crianças, sobretudo de tenra idade, para se desenvolverem e crescerem de forma harmoniosa, necessitam da convivência e afecto de ambos os pais.