Compreender como funciona o ciclo de ovulação é um passo importante para os casais que estão a tentar engravidar. Neste artigo vamos aprofundar os conhecimentos sobre o ciclo menstrual, a ovulação e os períodos para lhe dar uma visão geral sobre como tudo funciona.
Ciclo de ovulação
O que é a ovulação?
O nível de estrogénio no seu corpo continua a aumentar e, por fim, irá provocar um rápido aumento da hormona luteinizante (a “libertação de LH”). Esta libertação de LH faz com que o folículo dominante se rompa e liberte o óvulo maduro do ovário para as trompas de Falópio. Este processo é conhecido como ovulação.
Muitas mulheres pensam que ovulam no dia 14, mas 14 é uma média para um ciclo menstrual de 28 dias. A maioria das mulheres ovula num dia diferente do ciclo menstrual. Para além disso, o dia da ovulação pode variar de ciclo para ciclo.
O que acontece após a ovulação?
Assim que o óvulo é libertado, move-se ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero. O óvulo pode sobreviver até 24 horas. Já o espermatozoide pode viver entre 3 a 5 dias após a ejaculação na vagina da mulher. Por este motivo, os dias que precedem a ovulação e o próprio dia da ovulação são os mais férteis – quando as hipóteses de engravidar são superiores.
Assim que ovular, o folículo começa a produzir outra hormona: a progesterona. A progesterona causa uma acumulação adicional do revestimento do útero, preparando-o para acolher um óvulo fertilizado.
Entretanto, o folículo vazio dentro do ovário começa a encolher, mas continua a produzir progesterona e começa a produzir estrogénio. Nesta fase, pode sentir alguns sintomas associados à tensão pré-menstrual (TPM) como sensibilidade mamária, inchaço, letargia e irritabilidade.
O que acontece se o óvulo não for fertilizado?
À medida que o folículo vazio encolhe, se o óvulo não é fertilizado, os níveis de estrogénio e progesterona diminuem. Sem os elevados níveis de hormonas para ajudar a mantê-lo, o revestimento uterino acumulado começa a decompor-se e o seu corpo liberta-o. Assim começa a menstruação e dá-se o início ao próximo ciclo menstrual.
Se o óvulo for fertilizado, pode implantar-se com sucesso no revestimento do útero. Isto ocorre, aproximadamente, uma semana após a fertilização.
Assim que o óvulo fertilizado for implantado, o seu corpo começa a produzir a hormona da gravidez, a gonadotropina coriónica humana (hCG), que irá manter o folículo vazio ativo.
Continua a produzir as hormonas estrogénio e progesterona para impedir que o revestimento do útero seja libertado, até que a placenta esteja suficientemente madura para nutrir o bebé em desenvolvimento.
Saiba mais sobre as alterações que o seu corpo sofre todos os meses e que o preparam para uma eventual fecundação e gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.