Todos os meses, o seu corpo sofre um conjunto de alterações que o preparam para uma eventual fecundação e gravidez. Essas alterações promovem a libertação de um óvulo maduro, a preparação do útero para o receber (caso ocorra a fecundação) e a criação de condições para a mobilidade e sobrevivência dos espermatozoides no interior da vagina, normalmente hostil.
Ciclo menstrual e gravidez
Nas duas primeiras semanas, o seu corpo sofre profundas alterações hormonais que desencadeiam uma série de fatores que preparam o seu corpo para a gravidez. A meio do ciclo (por volta do dia 14 num ciclo regular de 28 dias), um óvulo maduro aguarda, durante 24 horas, que um espermatozoide o fecunde.
Assim, o seu bebé terá sempre menos duas semanas de vida relativamente à data da sua gravidez. Por exemplo, se está grávida de 15 semanas, o seu bebé tem 13 semanas de vida.
Compreender o ciclo menstrual
A duração dos ciclos menstruais varia de mulher para mulher e mesmo na mesma mulher, de mês para mês. A duração mais comum do ciclo situa-se entre 23 e 35 dias. Qualquer variação na duração do ciclo menstrual é mais provável que seja durante a parte do ciclo anterior à ovulação (na chamada de fase folicular).
Para a maioria das mulheres, a duração entre a ovulação (quando um óvulo é libertado do ovário) e seu período é entre 12 a 16 dias (esta é a denominada a fase lútea).
Ciclo menstrual
a) O período
O primeiro dia do ciclo menstrual é o primeiro dia do seu período (dia 1). A menstruação costuma durar a partir daí entre 3 a 7 dias. Se tiver dores de período, o maior desconforto será, muito provavelmente, nos primeiros dias. Isto deve-se à ação das hormonas que fazem com que o útero liberte ativamente o revestimento desenvolvido no ciclo menstrual anterior.
b) Preparação para a ovulação
No início do seu ciclo a hormona folículo-estimulante (FSH) é produzida pela glândula pituitária no cérebro. Esta é a principal hormona envolvida na estimulação dos ovários para a produção de óvulos maduros. Os folículos são cavidades cheias de líquido nos ovários e, cada folículo contém um óvulo não desenvolvido.
A FSH estimula o desenvolvimento de um número de folículos e inicia a produção de estrogénio. O nível desta hormona está no seu ponto mais baixo no primeiro dia do período. A partir daí, começa a aumentar à medida que os folículos crescem.
Apesar de inicialmente vários folículos se começarem a desenvolve, normalmente, um torna-se “dominante” e o óvulo no seu interior continua a amadurecer.
Ao mesmo tempo, a crescente quantidade de estrogénio faz com que o revestimento do útero se torne mais espesso. Este aumento de nutrientes e sangue irá garantir que o embrião recebe tudo o que necessita para se desenvolver quando se implantar nas paredes do útero.
Alterações do corrimento vaginal
Os níveis elevados de estrogénio também provocam alterações no muco cervical tornando-o mais propício para o esperma. O corrimento fica mais escorregadio e fino (semelhante a clara de ovo) para facilitar os movimentos dos espermatozoides que podem nadar mais facilmente através do muco e sobreviver durante vários dias dentro da vagina.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.