Alimentação, equilíbrio hormonal e conceção
Para conseguir conceber, um dos fatores mais importantes que o casal precisa de garantir é o equilíbrio hormonal. Assim, é extremamente importante que evite tudo aquilo que pode causar desequilíbrio durante o período pré-concecional.
No que toca à alimentação, a melhor forma de o evitar é optar por alimentos com origem na agricultura biológica (frutas, cereais e vegetais), produzidos de forma mais saudável e que apresentam grande valor nutricional, são ricos em antioxidantes e fitoquímicos (flavonas, ácidos fenólicos, antocianinas) e apresentam menos pesticidas, metais pesados e nitratos.
O tratamento industrial dos alimentos e bebidas implica a utilização de uma série de produtos tóxicos como pesticidas e agrotóxicos, aditivos e corantes alimentares e outros químicos estranhos ao organismo como os utilizados na produção de plástico para pratos e copos (que não devem ser usados para alimentos ou bebidas quentes), recipientes usados no micro-ondas ou as embalagens alimentares que, quando em contacto com os alimentos, os podem contaminar.
Estas substâncias químicas são difíceis de processar pelo organismo acumulando-se ao longo do tempo nos órgãos e tecidos por vários meses ou mesmo anos, intoxicando-os, atacando o sistema imunitário e provocando profundos desequilíbrios hormonais com efeito negativo progressivo sobre o estado geral da saúde e funções orgânicas.