A alimentação é um fator decisivo para manter um bom estado de saúde em todas as fases da vida. Quando o casal decide tentar ter um bebé, os cuidados alimentares tornam-se numa preocupação a dois. Conheça a relação entre alimentação e fertilidade.
Alimentação e fertilidade
Há alimentos e nutrientes que influem também na função e qualidade do sémen pelo que, conhecer as propriedades dos alimentos, ter atenção à dieta e adotar de hábitos de vida saudáveis deve ser uma preocupação partilhada pelos dois.
Seguir uma dieta natural, nutritiva e equilibrada aumenta não só as hipóteses de engravidar mas também de gerar um bebé saudável e preparar adequadamente o corpo materno para a nova fase que se inicia logo a seguir ao parto; a amamentação.
Um regime alimentar saudável e equilibrado, assente nos princípios básicos da dieta Mediterrânea, que privilegie os legumes, frutas e carnes magras em detrimento dos alimentos processados industrialmente, doces e café, em conjunto com a abstenção de tabaco e álcool, contribui para equilibrar o funcionamento de todo o organismo e assim aumentar a fertilidade do casal.
De salientar que, da mesma forma que existem alimentos que contribuem positivamente para melhorar a fertilidade do casal, outros devem ser evitados por terem o efeito inverso.
Como certos produtos tóxicos permanecem no metabolismo humano durante meses e até mesmo anos, a escolha criteriosa com os alimentos deve iniciar-se logo que o casal decide tentar engravidar. Para algumas famílias, a gravidez é uma excelente oportunidade para adotar hábitos alimentares saudáveis e abandonar o consumo de substâncias nocivas como o álcool e a nicotina.