O sono infantil é uma questão de forte impacto na vida da família e por isso, rodeada de grande polémica onde várias correntes coexistem. Alguns especialistas defendem uma autonomia total da criança desde bebé já outros advogam que certas práticas, como adormecer o bebé ao colo ou a partilha da cama com os pais, não são maus hábitos nem influem negativamente na qualidade do sono do bebé.
Claro que nem todas as recomendações são fáceis de seguir especialmente quando o bebé ainda é pequenino. O que realmente importa é que esteja informada sobre as várias estratégias e que encontre aquela com que se sente mais confortável e que melhor se adequa ao seu bebé, a si e a toda a família.
Ensinar o bebé a adormecer sozinho é uma grande vantagem para quando for maiorzinho em termos de autonomia. Como os hábitos se aprendem desde cedo, quanto mais prematuramente adotar medidas que beneficiem a independência do sono, melhor.
Se o seu bebé estiver habituado a ter a sua companhia para adormecer é natural que chore por si se acordar várias vezes ao longo da noite. A sua presença conforta-o e ajuda-o a acalmar porque não aprendeu estratégias que o ajudem a fazê-lo sozinho. A partir dos 8-9 meses a criança já terá adquirido a capacidade para aprender a dormir sozinha. Esta a idade considerada ideal para o habituar a dormir no seu próprio quarto.
Aprender a dormir de noite é uma tarefa relacionada com a maturação do sistema nervoso central, com o temperamento do bebé, e com a aprendizagem.
8 Sugestões para ensinar o seu bebé a adormecer sozinho
1. Cuide do sono do seu bebé
Crie as condições necessárias para garantir um bom soninho sem perturbações, especialmente durante os períodos de sono leve (quarto com temperatura amena, evitar cobrir o bebé excessivamente para não se sentir sobreaquecido, manter o bebé aconchegado mas garantir a liberdade de movimentos por forma a que a roupa não o incomode) e evitar perturbá-lo (fazer barulho, fazer festinhas ou mexer no bebé, entrar no quarto sem necessidade).
2. Crie espaços distintos para dormir e para brincar
O bebé deve ser exposto a ambientes distintos consoante a atividade. O recém-nascido ainda não distingue o dia da noite. Colocar o bebé em espaços distintos de acordo com o tipo de atividade ao longo do dia também o ajuda a regularizar o ciclo de horas diário. O quarto de dormir deve ser um local sossegado, a meia-luz, tranquilo e propício ao sono. O local para brincar deve ser iluminado, de cores apelativas, com sons, ruídos e movimento.
3. Deite o seu bebé na cama quando ainda está acordado
Se adormecer o seu bebé nos seus braços não está a ensiná-lo a adormecer sozinho. Se o habituar a adormecer ao colo vai precisar desse mesmo aconchego para o primeiro adormecer e para readormecer todas as vezes que acordar durante a noite. O mesmo acontece se adormecer o seu filho na sua cama e só depois o levar para a sua própria cama. Se acordar durante a noite vai precisar da sua companhia para voltar a adormecer.
4. Evite tirar logo o seu bebé da cama quando chora
Se o seu bebé chorar durante a noite tente aguarde alguns minutos antes de ir ao seu encontro. Se não lhe der algum tempo de espera há o risco de se tornar um hábito e só deixar de chorar quando o tira da cama. Espere e fique atenta para perceber se consegue voltar a adormecer sozinho.
Se continuar a chorar, vá ao quarto para se certificar que está bem, mas não acenda a luz, não brinque, não fale ou pegue ao colo. Se o bebé ficar desesperado ou se mostrar incapaz de se acalmar sozinho, considere que poderá estar a sentir algum incómodo. Pode estar com fome, sujo ou molhado, febril ou mostrar qualquer outro sintoma de que não se está a sentir bem.
Quando o bebé não consegue mesmo dormir, o melhor será tirá-lo da cama e mantê-lo acordado.
5. Crie um plano diário para as rotinas e seja coerente
Crie um ritual bem estruturado para o sono e que veja que consegue cumprir todos os dias sem grandes alterações. As rotinas do bebé seguem e acompanham as rotinas do resto da família com os necessários ajustes para o bem-estar de todos.
É importante, contudo, que se respeite o tempo de sono recomendado para cada faixa etária uma vez que dormir bem é um fator de reconhecido mérito para o crescimento.
A rotina do sono pode iniciar-se, por exemplo, às 18h40 com o banho, a refeição, a história, o deitar, a despedida e o apagar da luz. A rotina não deve ser alterada a não ser por motivos de força maior ou quando o bebé está doente. Manter a hora de acordar estável também é fundamental para ajudar o bebé a estabelecer bons hábitos de sono.
As rotinas do bebé devem adequar-se à dinâmica da família e ajustar-se, sempre que tal se justificar, às necessidades individuais do bebé.
6. Aprender a readormercer sozinho
A capacidade de voltar a adormecer adquire-se ao longo do tempo com a maturação neurológica e fisiológica. Por isso, é tão importante ensinar o bebé a dormir e, quando é mais pequenino, ajudá-lo a voltar a adormecer, porque o bebé não consegue fazer isto sozinho.
“É perfeitamente normal que o bebé precise de acompanhamento dos pais para dormir até aos 2/3 anos, altura em que já consegue acordar/voltar a adormecer sozinho.”*
7. Ofereça um objeto de conforto (boneco ou chupeta)
O uso de um objeto de conforto como um boneco ou a chupeta é uma prática muito comum (apesar de o uso da chupeta ser algo controverso especialmente nos primeiros dias de vida, altura em que pode interferir com a amamentação ou quando este hábito se prolonga para lá dos 12 meses de idade). Este objeto tem um efeito tranquilizador e deve ser usado exclusivamente para adormecer, para que o bebé possa associá-lo ao dormir. Contudo, alguns especialistas não recomendam o uso de bonecos ou fraldas com bebés mais pequenos (até aos 12 meses) para evitar o risco de sufocamento.
Se a sua opção for pelo boneco, escolha um que seja adequado à idade do bebé e que respeite as normas de segurança (mole, lavável, sem peças pequenas que se possam desprender, sem pêlos).
Caso o bebé rejeite a chupeta não se deve forçar o seu uso nem é necessário recolocá-la se cair durante o sono.
8. Compreender o mecanismo do sono do bebé
Os bebés fazem ciclos de sono pequenos que duram cerca de 60 minutos. Destes 60 minutos, 10 a 20 minutos são de sono leve, altura em que qualquer ruído pode acordar e interromper o sono do bebé impedindo-o de adormecer e atingir o sono profundo, o sono verdadeiramente reparador.
Durante a noite, o ciclo de sono leve/sono profundo repete-se de hora a hora, durante toda a noite. Por isso, acordar de hora a hora é intrínseco à própria dinâmica do sono do bebé e à sua imaturidade neurológica.
“Um bebé de 0-6 meses que adormeça às 18h, pode acordar cerca de 4 vezes durante a noite (por volta das 21h, das 22h40, das 3h da manhã e das 6h). À medida que o bebé cresce o padrão de sono vai-se alterando. As mudanças do padrão de sono são geneticamente programadas relacionando-se com maturidade neurológica e psíquica que o bebé vai adquirindo.”*
Bibliografia consultada:
- O Sono da Criança (Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento – http://www.spnd-spp.com). Rosa Gouveia, Vice-Presidente da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento [consultado em 5 de fevereiro de 2015]
- Sleep Problems in Children – American Academy of Pediatrics
- *O sono do bebé (ou a falta dele). Prof. Doutora Clementina Almeida. Psicóloga de Bebés. Licenciada em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra