Os bebés desenvolvem-se rapidamente no primeiro ano de vida. Nos primeiros meses de vida, os sentidos refinam-se gradual e continuamente acompanhando e influindo no desenvolvimento do cérebro e na aquisição de novas competências físicas, cognitivas e emocionais e habilidades que, por sua vez, estimulam os sentidos.
Paladar
O paladar é o sentido mais apurado à nascença. As papilas gustativas desenvolvem-se logo no 2º mês da gravidez e, por volta das 32 semanas, o paladar apura-se e o feto distingue o doce, o salgado, o ácido e o amargo. Como ao nascer, a visão não está completamente desenvolvida, o bebé usa o olfato, paladar, toque e audição para interagir e explorar o mundo que o rodeia.
Olfato
A partir dos 6º mês da gestação, através do líquido amniótico, o bebé apercebe-se de diferentes odores o bebé, especialmente o dos alimentos da dieta da mãe. Ao nascer, o bebé sente o cheiro do leite materno e procura o peito por instinto. O bebé aprende a reconhecer o cheiro da mãe que o acalma e conforta. O odor e o tato são essenciais para os bebés. São a forma mais básica de se sentirem seguros e de se familiarizarem com o ambiente.
Tato
O tato é o primeiro sentido a desenvolver-se no ventre. No 2º mês, o bebé ganha sensibilidade nos lábios e ao 4º tem sensibilidade na palma das mãos, plantas dos pés e rosto. Apenas um mês mais tarde, desenvolve sensibilidade ao toque em todo o corpo.
Por volta dos 3 meses de idade, a coordenação mão-olho está desenvolvida e o bebé sente a necessidade de tocar em tudo. O toque transmite segurança e afetividade sendo uma forma privilegiada de entrar em contacto com o mundo e de fazer novas aprendizagens.
Audição
Os bebés nascem com uma audição perfeita. Na realidade, ouvem os sons produzidos pelo corpo da mãe desde as 17 semanas da gestação. A partir do 7º mês, identifica e distingue os sons do corpo da mãe dos exteriores e reage em função do que ouve. Se exposto a sons altos e agressivos, o seu ritmo cardíaco altera-se, fica agitado e “esconde-se” e acalma-se ao ouvir sons tranquilos e ritmados.
Quando nasce, o som da voz da mãe é-lhe bastante familiar e distingue-a claramente de qualquer outro som ou voz.
Como ouvem bem, os bebés cedo começam a responder aos estímulos palrando e fazendo pequenos barulhos com a boca. Se conversar muito com o seu bebé ou ouvir música está a estimular a sua audição, competências sociais e desenvolvimento cognitivo. A vontade de interagir e de comunicar levam o bebé a tentar imitar sons desde muito cedo.
Contar histórias, falar com o bebé (repare como ele a olha fixamente quando ouve a sua voz mesmo que não esteja a falar diretamente para ele), ouvir música, brincar com brinquedos ou objetos que produzam ruído são excelentes formas de interagir e promover a comunicação com o seu bebé.
Visão
A visão é o sentido menos desenvolvido à nascença. Ao nascer, a visão ainda não está completamente desenvolvida e o bebé só consegue focar a pequenas distâncias (a distância que vai do rosto da mãe ao peito).
Nas primeiras semanas de vida, o bebé distingue apenas cores de alto contrastes (preto/branco) e não distingue as cores (só o fará por volta dos 3-4 meses de vida). Como o cérebro precisa de algum tempo para “aprender a ver” esta capacidade vai-se desenvolvendo nos primeiros 3 meses de vida em simultâneo com a coordenação mão-olho. À medida que o cérebro processa a informação visual, as luzes, formas e cores começam a formar um quadro lógico e a refletir o mundo real.
Por volta dos 8 meses de idade, a visão do bebé é praticamente perfeita. Se estiver preocupada com algum sintoma que possa sugerir alguma dificuldade de visão, contacte o seu médico/pediatra.
Estimule sempre os 5 sentidos do seu bebé
Os bebés são pequenos cientistas sempre prontos para fazem inúmeras experiências que lhe permitem conhecer e explorar o mundo.
Ofereça ao seu bebé diferentes objetos para brincar, com novas texturas, cores e sons. Não precisa de brinquedos ou objetos muito elaborados, brincar com uma colher pode ser tão estimulante como brincar com o seu brinquedo favorito.
As diferentes texturas também são muito intrigantes para os bebés. Desde que os objetos sejam seguros e limpos para o bebé manipular e levar à boca, deixe-o brincar à vontade e experimentar.
No primeiro ano de vida, o cérebro produz sinapses mais rapidamente do que em qualquer outro período da vida e, até aos 3 anos, forma mil biliões de ligações neurais.
O desenvolvimento infantil ocorre de forma vertiginosa e os estímulos proporcionados à criança na infância condicionarão a sua personalidade para toda a vida. O ambiente familiar afetuoso é a base para criar crianças felizes, com uma forte autoestima e uma postura positiva e de coragem perante os desafios da vida.