Os benefícios da massagem ao bebé
A massagem ao bebé tem despertado nos pais um interesse crescente, independentemente do benefício ou do objetivo que estes procuram através dela.
Mas então, porquê massajar o nosso bebé?
O caráter da massagem não só traz aspetos positivos ao bebé mas sim a toda a sua família. Poderá ser um momento que envolve diferentes tipos de toque, movimento, interação e comunicação.
Tipos de massagem e os seus benefícios
A massagem pode ser divida em quatro grupos diferentes consoante a sua finalidade: estimulação, interação, alívio e/ou relaxamento.
1. Massagem de interação
- Promoção da ligação entre bebé e mãe/pai;
- Comunicação verbal e não-verbal;
- Desenvolvimento de confiança e segurança;
- Uso dos vários sentidos e partilha de sentimentos como amor e o respeito.
2. Massagem de estimulação
- Estímulo do sistema circulatório, digestivo;
- Sistema imunitário e hormonal;
- Balanço e coordenação;
- Aprendizagem e concentração;
- Crescimento e desenvolvimento muscular;
- Desenvolvimento mental e corporal.
3. Massagem de alívio
- Diminuição do desconforto dos gases e das cólicas no bebé;
- Contra constipações e obstipação;
- Dores e tensão muscular;
- Desconforto pela dor de dentes.
4. Massagem de relaxamento
- Auxilia no estabelecimento dos padrões de sono;
- Aumento da flexibilidade e do tónus muscular;
- Regulação dos estados comportamentais;
- Acalmar o bebé e ensiná-lo como pode acalmar-se;
- Redução das hormonas de stress.
Como e quando realizar?
Quando optarem pela realização da massagem devem promover um ambiente calmo, seguro e aquecido. Os óleos utilizados para a sua execução devem ser sem cheiro, não tóxicos, que contenham vitaminas e nutrientes, como o óleo de girassol ou de coco.
A massagem pode ser realizada a qualquer altura do dia, de acordo com a disponibilidade dos pais e as necessidades/preferências do seu bebé. Poderá ter um efeito calmante antes de o colocar a dormir ou depois do banho, ou um efeito estimulante sendo aplicada de manhã. Aprendam a compreender as pistas que o vosso bebé dá, pois cada bebé é diferente.
Poderá fazer massagens com a frequência que desejar, desde que satisfaça o seu bebé e o veja tranquilo e feliz. Realizar as massagens com frequência potencia os seus benefícios.
Quando posso começar a fazê-la e até que idade?
Logo que o seu bebé nasce, o contato pele-a-pela deverá ser promovido, inserindo gradualmente pequenas massagens nas pernas e nos braços. Progressivamente poderá inserir a massagem por todas as partes do corpo nutrindo depois uma rotina que poderá durar a vida inteira!
Não poderá esquecer que deverá atender ao que o seu bebé lhe indica, não só através das expressões faciais mas com a sua linguagem verbal e não verbal.
Não há data limite que a impeça de continuar com a realização da massagem. Normalmente poderá se estabelecer como idade de referência o primeiro ano de vida. Contudo, será uma decisão vossa, pois a massagem poderá continuar a ter os seus benefícios, sejam eles de partilha de carinho ou de relaxamento.
Terá que adequar o seu objetivo de acordo com a idade da criança e sempre atendendo às vossas necessidades e desejos.
De uma forma geral, entendemos que a massagem é algo que proporciona benefícios quer físicos quer psicológicos tanto ao bebé como aos pais. No entanto, se deseja aprender mais sobre o assunto, aprender a realizar massagens e mesmo descobrir mais acerca do que podem fazer, podem sempre pedir à vossa enfermeira e/ou pediatra para exemplificarem como o devem fazer, ou procurar pequenas sessões/aulas preparadas especialmente para os pais e seus bebés.