Bebés que dormem a noite inteira aos três meses
Os bebés que conseguem voltar a adormecer sozinhos após despertarem do sono são os que apresentam maiores probabilidades de dormirem por períodos prolongados, atesta um estudo publicado na Journal of Developmental Behavioral Pediatrics.
Um dos problemas de sono mais comuns na primeira infância é o despertar e chorar durante a noite, causando grande cansaço aos pais.
O autor do estudo, Ian St James-Roberts, da Universidade de Londres, Reino Unido, explica que “os bebés possuem a capacidade de voltar a adormecer por si próprios aos três meses de idade”. O investigador acrescenta ainda que existe uma associação entre “voltar a adormecer de forma autónoma e dormir por períodos prolongados” e “dormir toda a noite numa idade precoce”.
O estudo foi conduzido com base em gravações vídeo do sono de 101 bebés. As gravações foram efetuadas às cinco semanas e aos três meses de idade, tendo sido posteriormente analisadas relativamente a alterações no sono durante aqueles períodos. É nesta altura que os pais esperam que o bebé comece a dormir mais e a chorar menos.
Os tempos de retoma de sono de forma autónoma pelos bebés foram igualmente analisados. Os pais responderam igualmente a questionários, os quais foram depois comparados aos vídeos.
Foi observado um aumento no período de tempo de sono dos bebés aos três meses de idade, de 2 para 3,5 horas. Às cinco semanas de vida apenas 10% dos bebés dormiam continuamente durante 5 horas, sendo que aos três meses esta percentagem tinha aumentado para os 45%.
Cerca de 25% dos bebés, em ambas as idades, conseguia despertar e voltar a dormir sem envolvimento dos pais, pelo menos uma vez durante a noite. Conseguir voltar a adormecer autonomamente às cinco semanas foi indicador de períodos de sono prolongados aos três meses de idade.
A equipa descobriu também que era mais comum os bebés sugarem os dedos ou mãos aos três meses do que às cinco semanas de idade. Os bebés que dormiam continuamente durante a noite aos três meses de idade passavam mais tempo nessa atividade, a qual possivelmente os ajuda a adormecer.
Este estudo confirma que alguns bebés desenvolvem a capacidade de voltarem a adormecer sozinhos nos primeiros três meses de idade.
O autor do estudo considera que o mesmo levanta a necessidade de se efectuar mais estudos sobre a forma como o despertar e voltar a adormecer desenvolvem para sono prolongado, bem como sobre os factores ambientais que suportam esses processos. “…estas descobertas poderão eventualmente ajudar a resolver a problemática da razão pela qual tantas crianças saudáveis serem diagnosticadas com problemas de sono, bem como ajudar as famílias envolvidas”