O choro do bebé é a forma mais precoce de comunicação do bebé com o meio ambiente e pelas suas características, tom e intensidade podemos detectar o que se passa com o bebé.
Os bebés choram por vezes sem razão aparente, mas geralmente fazem-no porque têm fome, se sentem sós, desconfortáveis ou têm dores.
Embora o choro normalmente pare quando se resolve o problema, descobrir o que se passa requer tempo e paciência (muitas vezes, a única maneira de conhecer a sua causa é descobrir o que lhe põe fim).
Lembre-se também que a ansiedade ou nervosismo do pai ou da mãe nervosos pode não contribuir para acalmar o bebé, podendo até agravar a situação.
Porque choram os bebés?
1. Hábito
- Como distinguir: Choro do bebé rotineiro à noite, que pára quando você entra no quarto.
- Recomendações: Espere antes de entrar; o bebé pode adormecer. Pegue nele durante alguns minutos; cante uma canção de embalar. Pode levar o bebé para a sua cama, mas isso pode tornar-se um hábito difícil de quebrar.
2. Fome
- Como distinguir: Muito tempo desde a última mamada ou última refeição. Choro curto e ritmado, que se intensifica.
- Recomendações: Dê a mamada ou, se necessário, aumente a dose habitual.
3. Dentição
- Como distinguir: Rabugento. Tem dificuldade em dormir. Chora e saliva mais. Os primeiros dentes começam a gerar dor por volta dos 4-6 meses de idade.
- Recomendações: Dê ao bebé alguma coisa para morder.
4. Sede
- Como distinguir: Muito agasalhado, corado ou a transpirar. Quarto ou ambiente muito quentes.
- Recomendações: Dê ao bebé um biberão de água. Não o deixe ficar demasiado quente.
5. Cansaço
- Como distinguir: Choro do bebé característico. Irritável. Pálpebras vermelhas ou inchadas. Não dormiu as horas normais.
- Recomendações: Tente acalmar o bebé e pô-lo a dormir.
6. Solidão, aborrecimento
- Como distinguir: Chora quando está sozinho, pára quando fala com ele ou pega nele ao colo.
- Recomendações: Pegue no bebé ou fique junto dele. Fale com ele durante algum tempo ou dê-lhe um brinquedo. Levante-o de modo a poder vê-la a si ou aos outros membros da família.
7. Cólicas
- Como distinguir: Agitação; levanta as pernas para cima. Intensos ataques de choro que não param com as tentativas de conforto. Pode ter gases. (As cólicas no bebé são frequentes entre as primeiras 2 semanas e os 3 meses, podendo depois prolongar-se no tempo).
- Recomendações: Pegar o bebé ao colo e embale-o. Pouse-o no seu colo, por cima do seu braço ou sobre um saco de água quente, de barriga para baixo. Se o bebé toma leite por biberão, verifique se o furo da tetina não é demasiado pequeno.
8. Desconforto
- Como distinguir: Erupção causada pelas fraldas, eczema, fralda molhada ou suja; dedos das mãos ou dos pés frios.
- Recomendações: Trate o problema ou elimine a causa do mal estar. Tape o bebé.
9. Urina
- Como distinguir: Um grito repentino.
- Recomendações: Mude a fralda.
10. Doença
- Como distinguir: Perda de apetite. Febre. Obstrução nasal ou “pingo” no nariz. Vómitos. Diarreia. O bebé mexe na(s) orelha(s). Indicativo de dor se chora muito, não pára de chorar quando posto ao colo ou se se acompanhar de palidez e elevação das pernas.
- Recomendações: Consulte o pediatra assistente!
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras, Unipessoal, Lda.