1º Ano da vida do seu bebé: marcos que deve celebrar!
Cuidar de um bebé pela primeira vez levanta muitas dúvidas e anseios aos pais. Cada dia é uma novidade mas, à medida que os meses avançam e o bebé cresce e ganha autonomia, o conhecimento mútuo, o amor e a relação de enorme complexidade que se estabelece entre os pais e o seu filho tornam tudo mais simples e descomplicado.
No primeiro ano de vida, os bebés passam por uma fase extraordinária do desenvolvimento humano. De pequenos e indefesos recém-nascidos transformam-se em crianças robustas, que se deslocam sozinhas, agarram objetos, expressam desejos, preferências e frustrações e até podem dizer uma ou outra palavra.
Por norma, cada bebé atravessa cada um das fases típicas do desenvolvimento com a certeza, porém, de que cada bebé cresce ao seu próprio ritmo e de acordo com fatores individuais. Tendo isso em mente, há alguns marcos do desenvolvimento que vale a pena compreender e celebrar!
0-3 Meses – Tudo é novidade
Nos primeiros meses de vida, o bebé concentra toda a energia na adaptação à vida fora do aconchego e proteção do útero materno, única realidade que conheceu até ao nascimento. O mundo é um lugar interessante mas, ao mesmo tempo, inesperado, solitário e stressante.
O choro é a melhor forma de o bebé comunicar as suas necessidades e sentimentos mais básicos: fome, frio, calor, desconforto, irritação, frustração, insegurança, mal-estar. Sempre que os pais acodem, irá sentir-se mais protegido, amado e em segurança neste mundo tão novo, estranho e assustador.
Gradualmente, ao longo dos primeiros três meses de vida, o seu filho vai aprender a concentrar-se em outras pessoas e objetos, a sorrir e a demonstrar agrado movimentando pernas e braços com energia.
3-6 Meses – Olá mundo!
Com seis meses de idade, o seu bebé é um ser cada vez mais social e predisposto a agir com o meio que o rodeia. Progressivamente, o bebé abandona o seu delicado casulo e começa a interagir com outras pessoas e a observar com curiosidade tudo aquilo o que o envolve.
Ao longo destes três meses, o seu bebé vai aprender a pegar em objetos, a rolar sobre si próprio e a levantar a cabeça. Torna-se mais expressivo e consegue demostrar aquilo que lhe dá ou não prazer através de um riso contagiante que se prolonga em movimentos agitados de braços e pernas.
O seu bebé caminha a passos largos para a independência e para a construção da sua própria identidade.
6-9 Meses – Protege-me
À medida que o bebé cresce e interage mais ativamente com o mundo, ganha consciência dos perigos e aprende a reconhecer a dor.
Nesta fase, o bebé pode começar a reagir de forma negativa a estranhos, chorando, recusar o colo de pessoas que desconhece e solicitar a presença dos pais. A presença dos pais acalma-o, transmite segurança e afasta a ansiedade provocada pela separação.
Muitos bebés já frequentam a creche com esta idade e o medo de perder os pais acentua a necessidade de proximidade e toque.
Ao mesmo tempo, o bebé aprende novas habilidades: expressa vontades, senta-se, agarra um copo para beber, abre portas e esvazia armários e começa a gatinhar.
9-12 Meses – Sou um explorador!
Embora o seu bebé possa ainda mostrar-se ansioso perante a presença de estranhos ou novas situações, atravessa uma fase de intenso desenvolvimento de competências sociais, emocionais e motoras.
Aos 12 meses de idade, o seu bebé está muito desenvolto. Desloca-se sozinho, rastejando ou gatinhado, para alcançar objetos ou ir para onde quer. Torna-se num pequeno caminhante. Mas também comunica muito. Responde quando lhe fala, conversa, compreende a maioria das mensagens que lhe quer transmitir e reage em consonância. Está muito mais autónomo. Quer comer sozinho e escolhe os seus brinquedos favoritos.
No primeiro ano de vida, o seu bebé aprende habilidades físicas, sociais e emocionais que o ajudam a desenvolver a sua personalidade e consciência de si próprio. Contribua para o seu desenvolvimento sendo atenta, calorosa, amorosa e carinhosa. Descreva, a cada momento, o que está a fazer, converse sobre o que está a acontecer à vossa volta, brinque, ria, cante e envolva-o na sua vida diária.
Amar e cuidar do bebé, ter atenção e celebrar cada um dos seus pequenos passos e conquistas é embarcar numa emocionante viagem recheada de aventuras incríveis que não terão oportunidade de voltar a repetir. Aproveite cada segundo. Viva intensamente esta descoberta que é a vida em família!