Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 12 meses de idade
Comportamento e adaptação social
- Bebe pelo copo com pouca ajuda;
- Segura a colher mas não a usa;
- Colabora ao vestir, levantando os braços;
- Muito dependente do adulto;
- Demonstra afeto a familiares e solicita atenção do adulto de forma ativa (atenção partilhada);
- Compreende uso de objetos diários (ex: uso de escova de cabelo): jogo funcional.
Visão e motricidade fina
- Explora ativamente os objetos e atira-os sistematicamente ao chão: observa os objetos a cair para o chão, procurando-o no local correto mesmo se fora do seu campo de visão;
- Procura o objeto escondido;
- Com um pano, esconder/cobrir o objeto ou brinquedo em frente à criança, perguntando seguidamente “Onde está o brinquedo?”;
- Observa o brinquedo a ser escondido dentro de um copo e rapidamente o encontra;
- Interesse visual para perto e longe: fora de casa, observa as pessoas/animais/veículos em movimento durante períodos prolongados; gosta de espreitar à janela.
- Pinça fina perfeita: pega em pequenos objetos entre o polegar e falange distal do dedo indicador.
Postura e motricidade global
- Tem equilíbrio sentado, de forma permanente;
- Põe-se em pé e baixa-se com o apoio de uma ou ambas as mãos;
- Gatinha.
Nota: não é obrigatório gatinhar, mas sim mover-se no ambiente de qualquer forma (por ex. arrastando as nádegas pelo chão, de gatas apoiando nas mãos e pés, etc.).
Audição e linguagem
- Resposta rápida a sons suaves;
- Dá pelo nome e volta-se/responde ao nome;
- Compreende ordens simples como “dá cá” (pode associar-se a ordem falada ao gesto);
- Vocaliza incessantemente em tom de conversa, embora completamente impercetível (jargon);
- Contém já a maioria das vogais e consoantes.
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 12 meses de idade
- Promover a aquisição de capacidades motoras;
- Deixar a criança tomar algumas decisões visando a segurança;
- Reagir calmamente e com firmeza às birras;
- Manter os rituais do sono;
- Não entrar em conflito na hora da refeição;
- Estimular as tarefas/ordens simples; dar estímulo positivo após a realização destas;
- Oferecer cubos, dar vários objetos para as mãos;
- Falar sobre as separações com antecedência progressiva e cumprir as promessas;
- Evitar pressões para o controlo esfincteriano;
- Incentivar para que a criança peça quando quer algo, verbalizando o pedido, mesmo que se saiba o que ela deseja.
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.