A Organização das Nações Unidas (ONU) está a alertar para a situação das crianças com deficiência que permanecem na Ucrânia. Devido à guerra, crianças e jovens com deficiência regressaram para junto das famílias, onde não estão a receber o apoio que necessitam.
Tanto as crianças com deficiência que permanecem em instituições da Ucrânia, como as que foram entregues às famílias e estão deslocadas para outros contextos, estão em perigo de acabar nas ruas, nas mãos de traficantes e abusadores, e estão em situação de risco.
Os peritos em direitos humanos destacam três focos de apreensão. O primeiro consiste nos milhares de crianças que regressaram às casas familiares, que carecem de uma avaliação profissional para determinar as condições de proteção e segurança dos menores.
O segundo foco está nas crianças que permaneceram nas instituições. Além de possíveis casos de negligência, abusos e falta de acesso a serviços básicos, os peritos estão preocupados com a falta de informação sobre o seu paradeiro e poucos contactos entre as crianças e os familiares.
A terceira situação está no facto de a Ucrânia exigir que outros países recebam crianças com deficiência na condição de serem colocadas em instituições, como na Roménia e na Moldávia. Os peritos da ONU defendem que a opção deverá ser, assim que possível, o desenvolvimento do apoio comunitário, de forma a permitir às crianças viver e crescer com a família, em detrimento da institucionalização.
Até fevereiro, quando se iniciou o conflito, mais de 100 mil crianças e jovens viviam nas cerca de 700 instituições ucranianas dedicadas ao acolhimento. Milhares de pessoas com deficiência voltaram a viver com as famílias, mas também milhares permaneceram nas casas de acolhimento.
Apesar de muitos defenderem que as crianças recebem melhores cuidados numa instituição, a ONU teme que a guerra tenha destacado escolhas políticas feitas no passado que destacam a falta de condições de acolhimento e tratamento para estes menores, assim como os poucos apoios do Estado às suas famílias.
16 de agosto 2022