O bebé com 12 meses de idade
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 12 meses de idade.
Horas de sono diário: 11 a 15 horas
A relação entre a criança e os pais durante os primeiros anos de vida condiciona as suas futuras interações e a forma como se vê a si própria. A vinculação aos pais constitui a base a partir da qual as futuras interações vão ser estabelecidas. Deverá estar bem patente entre os 12 e os 14 meses, caracterizando-se por um comportamento de aproximação, ansiedade de separação e medo de estranhos.
Os primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento. Com um ano de idade, criança já não se parece em quase nada com o pequeno ser que nasceu à 12 meses. Ganhou autonomia, desenvolveu uma personalidade própria e está pronto para conquistar o mundo.
O seu filho é, ou será em breve, um pequeno caminhante. A curiosidade em descobrir o mundo e como funcionam as coisas à sua volta não vai parar de crescer e será o motor para o enorme desenvolvimento dos próximos anos.
Com 12 meses, é provável que a dieta do seu bebé se aproxime muito da do resto da família. Os primeiros sabores estão conquistados e o bebé vai ter vontade de provar novos alimentos à medida que cresce e vê a comida dos adultos. O sono também deverá estar regulado e o seu quarto tornou-se no principal espaço para dormir e fazer as sestas diurnas.
As emoções e as relações sociais
- Procura comunicar com o adulto: se alguma coisa que faz causa o riso ou aplauso, repete-a.
- Sofre com a separação dos pais (ansiedade de separação).
- Tem medo de pessoas estranhas.
- Expressa muitas emoções.
- Começa a “dar”.
- Faz jogos de imitação.
- Obedece a ordens simples.
- Diz adeus e bate palmas.
Linguagem e aprendizagem
- É um explorador com grande curiosidade de mexer e alcançar tudo o que se encontra no seu campo visual.
- É capaz de identificar um objeto num desenho e assinalá-lo.
- Compreende perguntas simples.
- Gosta de sons repetidos ritmicamente.
- Adora brinquedos que fazem ruído ou produzem música.
Competências motoras
- Ajuda a vestir-se.
- Gatinha com grande rapidez sobre as mãos e os joelhos ou sobre os quarto pés.
- Pode começar a andar, mas com apoio do adulto ou agarrado aos móveis.
- Solta os objetos voluntariamente.
- Mantém-se de pé.
- É capaz de pôr um objeto sobre o outro.
- Maneja a colher apesar de ainda não dominar o seu uso completamente.
- Extensão da coluna lombar, sentado, de joelhos ou em pé.
- Quando sentada, move bastante os braços, que também são usados como ponto distal para o equilíbrio.
- Aumenta a rotação interna das ancas, permitindo sentar-se em W, uma posição de transição depois de gatinhar.
- Maior facilidade e eficiência no sentar e de gatas.
- Senta-se a partir de deitada de lado.
- Ao trazer-se para de pé utiliza mais as pernas, empurrando-se.
- Equilibra-se em pé por uns instantes.
- Enquanto uns bebés iniciam cedo a estarem de pé sozinhos e a darem o seu primeiro passo, outros iniciam os passos antes de conseguirem manter-se sozinhos em pé. O primeiro passo pode ser um desafio e exigir toda a concentração por parte da criança, pelo que a motivação dos pais quando a criança começa a fazer as primeiras tentativas e muito importante.
- Agarra pequenos objetos com um pinçar preciso.
- Bebe por um copo com pequena ajuda. Segura na colher, mas não a usa.
- Aponta para os objetos que pretende.
- Ajuda a vestir-se, dando a mão ou o pé.
Sinais de alarme
- Não se consegue levantar sozinho.
- Não gatinha (ou forma equivalente).
- Não aguenta o peso nas pernas.
- Permanece imóvel, não procura mudar de posição.
- Assimetrias.
- Não usa gestos simples: apontar, abanar a cabeça, …
- Não bate dois objectos um no outro.
- Não tem permanência do objeto.
- Não aponta para objetos.
- Não pega nos brinquedos ou fá-lo com uma só mão.
- Não mastiga.
- Sobressalto ao menor ruído.
- Não diz nenhuma palavra.
- Não responde à voz.
- Não faz gestos simples como dizer adeus ou abanar a cabeça.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.