Principais marcos do desenvolvimento da criança aos 3 anos
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 3 anos de idade.
Aos 3 anos, o cérebro está quase completamente desenvolvido apesar de haver ainda muito espaço para o desenvolvimento de novas conexões.
- Cérebro: aos 3 anos, o cérebro é duas vezes mais ativo do que o do adulto
- Dentição: a primeira dentição está completa
- Peso médio: meninos: 17,25 kg; meninas: 11,50 kg
- Estatura média: meninos: 100 cm; meninas: 88 cm
- Perímetro cefálico: meninos: 49,80 cm; meninas: 48,90 cm
- Horas de sono diário: 10-13 horas
As emoções e as relações sociais
Cada vez mais consciente dos eu papel no seio da família e enquanto menina/menino, é natural que se dedique a brincadeiras diferentes consoante o género. Gosta de representar diferentes papéis imitando o que vê o pai ou a mãe a fazer.
É importante que a criança seja integrada nas rotinas da família, com pequenas tarefas que lhe dão autonomia e responsabilidade: ajudar a pôr a mesa, a levar a roupa suja para o cesto ou colocar o prato na banca da cozinha.
Aos 3 anos, a criança abre-se aos outros e passa a partilhar. Se encorajada, partilha por gosto e não por obrigação como forma de integração no grupo das outras crianças.
Linguagem e aprendizagem
A partir dos 2 anos, a criança consegue compreender o sentido das palavras sem a ajuda do adulto por isso, deve usar-se uma linguagem gramaticalmente correta, evitando-se a “linguagem à bebé”.
Aos 3 anos, a criança consegue aprender novas ações através da observação do comportamento dos outros ou quando vê televisão. O tempo de atenção ainda é curto já que o córtex pré-frontal do cérebro ainda não está completamente amadurecido. Com um vocabulário com cerca de 900 palavras, entra na fase dos “porquês”.
Ler e contar pequenas histórias é uma das melhores formas para estimular a aquisição de novas palavras e compreender o seu significado, apesar de a criança ainda ter dificuldade em perceber o duplo sentido das palavras.
- Compreende cerca de 1200 palavras.
- Usa cerca de 800 palavras.
- Compreende conceitos temporais como manhã, tarde e noite.
- Compreende conceitos espaciais como à frente, atrás, para cima, para baixo.
- Consegue seguir histórias simples para crianças.
- Faz muitas questões do tipo “O quê?” e “Quem?”.
- Usa a coordenação e usa plurais.
- Estabelece contacto ocular de forma mais consistente durante as conversações.
- Inicia conversações, através de comentários ou observações.
- Faz muitas perguntas, por vezes a mesma, repetidamente num curto espaço de tempo, como por exemplo “Porquê?“.
- Mantêm-se durante 10 a 15 minutos sentada e envolvida numa atividade.
Competências motoras
O gradual desenvolvimento das competências motoras finas permite que a criança faça muitas tarefas sozinha como vestir-se, agarrar o lápis com três dedos, o polegar, o indicador e o médio, subir as escadas alternando os pés, despejar líquidos e transportar recipientes.
Desenhar, regar as plantas, cuidar dos animais de estimação ou cozinhar podem ser algumas das tarefas que a criança gosta de realizar.
Andar, saltar correr, nadar, balançar o corpo, andas em bicos de pés são formas de aumentar o equilíbrio ao mesmo tempo que desenvolve os mecanismos de equilíbrio do ouvido interno.
Sinais de alarme
- Quedas frequentes.
- Dificuldade em subir escadas.
- Não se equilibra num só pé.
- Não constrói torre de mas de 4 cubos.
- Dificuldade em manipular objectos pequenos.
- Não copia uma linha.
- Não copia o círculo.
- Não faz frases simples.
- Não compreende ordens simples.
- Discurso em grande parte ininteligível.
- Não tem jogo imaginativo com outras crianças.
- Dificuldade extrema em separar-se da mãe ou prestador de cuidados.
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Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.