Por volta da 3ª semana da gravidez, após a implantação do blastocisto no útero (esfera de células cheia de líquido que virão a constituir o embrião) a placenta começa a desenvolver-se e a produzir a “hormona da gravidez” (beta-hCG). É esta a hormona detetada pelos testes de gravidez.
O valor da hormona beta-hCG no sangue (hormona gonadotrofina coriónica humana) no organismo duplica aproximadamente a cada 2 a 3 dias, atingindo o máximo por volta da 7ª/12ª semana da gravidez. Os testes de gravidez que pode fazer em casa testam os níveis desta hormona presentes na urina.
Se está a tentar engravidar e sentir alguns dos sintomas associados à gravidez, poderá fazer um teste de gravidez (que pode comprar numa farmácia), para confirmar se está ou não à espera de bebé.
Por vezes, a confirmação da gravidez só é possível através da realização de um teste efetuado em laboratório. O teste é realizado para pesquisar o valor de beta-hCG no sangue.
Caso a análise de beta-hCG no sangue revele um valor positivo, é feito o diagnóstico de gravidez química. O diagnóstico de gravidez clínica é geralmente efetuado durante a primeira ecografia pré-natal.
Leia também