Está na 3ª semana da gravidez. O seu futuro bebé começou a sua transformação de uma única célula para um bebé completamente formado.
Saiba como se desenvolve o bebé ao longo desta semana e as principais mudanças que ocorrem no seu corpo.
3ª Semana da gravidez
3ª Semana da gravidez: divisão e multiplicação celular
Cerca de 24 horas após a fecundação, o zigoto (célula única que resulta da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide e que contém os 46 cromossomas com a informação genética de ambos os pais), divide-se e subdivide-se transformando-se num conjunto de células com diferentes funções entre si (blastocisto).
Na 3ª semana da gravidez, a rápida multiplicação e diferenciação celular dá origem aos tecidos que se converterão no corpo do embrião, na placenta, no cordão umbilical, na bolsa amniótica, na bolsa vitelina e na membrana protetora no interior do útero (córion).
Ao mesmo tempo que se dá a divisão celular, o blastocisto continua a descer pela trompa de Falópio (canal que liga cada um dos ovários à cavidade uterina) em direção ao útero, onde se irá implementar e desenvolver. Esta viagem dura cerca de 7 dias e, durante esse período, o blastocisto é nutrido pela trompa de Falópio.
Em apenas 6 dias, a célula inicial dividiu-se em cerca de 200 células e o embrião começa a sair da sua cápsula protetora. Abre-se e expande-se, fixando-se nas paredes do colo do útero (implantação ou nidação).
A sua fixação pode dar origem a um corrimento vaginal, mais ou menos intenso, ou mesmo a uma perda de sangue ligeira, mas que não prejudica a gestação.
Sintomas inicias da gravidez
Apesar de toda esta atividade, poderá ainda não suspeitar que está grávida. Contudo, existem uma série de sintomas e sinais que a podem alertar para essa possibilidade:
- Sono, falta de disposição e cansaço físico;
- Peito mais sensível e dolorido (o que se deve à ação da designada “hormona da gravidez” – hormona beta HCG – e da progesterona que estimulam o aumento das glândulas mamárias);
- Variações de humor (pode sentir-me mais emotiva e sensível e com vontade de chorar);
- Vontade de ir à casa de banho frequentemente;
- Prisão de ventre;
- Náuseas ou vómitos, especialmente pela manhã.
Para o embrião, a luta pela vida ainda agora começou e aguarda-o a fase mais delicada e decisiva do desenvolvimento humano. No final do 1º mês da gravidez, o minúsculo embrião tem cerca 0,36 a 1 mm de comprimento.
3ª Semana da gravidez: de célula única a embrião
Primeira fase do desenvolvimento humano, após o ovo (ou zigoto), e até ao final da 8ª semana após a fecundação. O embrião desenvolve-se a partir da primeira célula, durante as primeiras semanas da gravidez. Surge após a fecundação de um óvulo por um espermatozoide.
Ainda está longe de se assemelhar a um bebé, mas é constituído pelas células que lhe irão dar origem. Os embriões precoces, obtidos por fertilização in vitro, podem desenvolver-se fora do útero materno durante alguns dias.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.