Que fazer quando a criança parte um dente de leite?
Os dentes de leite (primeira dentição ou dentição decídua) são muito importantes porque, entre outros motivos, ajudam a criança a mastigar, a articular corretamente as palavras e na correta oclusão dos dentes definitivos. Por isso, os dentes de leite, apesar de temporários, devem ser tratados com os mesmos cuidados dos dentes permanentes.
As crianças mais pequenas podem partir ou perder os dentes com grande facilidade. Por um lado, os dentes de leite são mais frágeis e, por outro, a energia e as brincadeiras das crianças facilmente resultam em quedas e outras lesões que podem danificar os dentes.
De modo geral, quando a criança cai e bate com a boca, mesmo que não haja lesão aparente nos lábios, língua, gengivas ou dentes, é aconselhável consultar o dentista rapidamente para avaliar eventuais danos que não sejam visíveis. Se houver uma lesão que não seja devidamente tratada, pode ter implicações na saúde do dente de leite e, mais tarde, no dente definitivo que o irá substituir e que se está a formar perto da raiz.
No caso de sangramento da gengiva, humedeça uma gaze ou um pano limpo e pressione o local durante alguns minutos ou até parar de sangrar. Também pode colocar gelo ou oferecer um gelado para ajudar a aliviar a dor.
Como agir quando parte um pequeno fragmento do dente?
Quando o dente fica lascado ou partido, existe o risco de o nervo também ter sido afetado. Nestes casos, o melhor será levar rapidamente o seu filho ao dentista que fará uma radiografia para verificar se existe algum trauma mais profundo e definir o tratamento adequado.
Como agir quando parte um grande fragmento do dente?
Nos casos em que uma grande parte do dente parte, o dentista pode tentar restaurar o dente. Para manter o fragmento do dente hidratado, e assim aumentar as hipóteses de sucesso do tratamento, coloque-o num recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água. O dentista também poderá observar os restantes dentes e confirmar se não há fraturas noutros dentes de leite ou nos dentes permanentes que possam estar a nascer.
Como agir se o dente desaparecer?
Se o dente desapareceu, é possível que tenha entrado completamente no osso ou que tenha sido engolido. Através de uma radiografia, o dentista pode avaliar a situação e determinar o melhor tratamento.
Como agir quando o dente cai totalmente?
No caso dos dentes de leite, não é recomendado tentar recolocá-lo no seu lugar, pois existe o risco de lesar o dente permanente. No entanto, e uma vez que o alvéolo existe em função do dente e, quando este se perde, o espaço alveolar atrofia-se dificultando o nascimento do dente permanente, pode ser colocada uma prótese removível.
Geralmente, a prótese é colocada quando a criança tem três ou mais anos porque as crianças mais pequenas podem não colaborar o tempo necessário para realizar o tratamento.
Como prevenir o traumatismo dentário?
- Evitar situações de risco, como o uso de andarilhos;
- Não deixar a criança sozinha, especialmente quando está a dar os primeiros passos e a aprender a andar;
- Não deixar a criança correr descalça em pisos molhados ou pouco seguros;
- Não deixar a criança correr e brincar com objetos ou brinquedos na boca;
- Não deixar a criança abrir embalagens ou segurar objetos/brinquedos com os dentes;
- Não deixar que a criança coloque os talheres ou outros objetos no meio dos dentes;
- Usar um protetor adequado quando anda de bicicleta, trotinete ou pratica desportos onde exista maior perigo de queda e contacto físico;
- Usar sempre cinto de segurança nas cadeiras de baloiço e no automóvel;
- Cuidar dos dentes diariamente;
- Visitar regularmente o dentista (as principais associações e academias de odontopediatria recomendam que a primeira consulta seja efetuada durante o primeiro ano de vida).
Se a criança cair e bater com a boca, mesmo que não haja lesão aparente na boca e nos dentes, deve ir rapidamente ao dentista para se certificar que está tudo bem. O tratamento precoce ou atempado é essencial para melhorar os resultados, a evolução e minimizar eventuais complicações.
Leia também