Porque acorda o bebé durante a noite?
Esta é a pergunta que todos os pais gostariam de ver respondida. Não só para conseguirem descansar e dormir também mas, sobretudo, para verem o seu bebé tranquilo e feliz.
O sono não é um processo linear. O bebé não aprende a dormir de um dia para o outro, vai aprendendo ao longo do tempo e, mesmo quando o padrão do sono se estabelece e dorme bem durante alguns dias seguidos, pode haver outros em que acorda várias vezes durante a noite.
Tal como os adultos, existem causas que justificam a perturbação do sono do bebé. A ansiedade de separação, a aproximação de uma nova fase do desenvolvimento, como o nascimento dos primeiros dentes, podem interferir na qualidade do sono.
Compreender o mecanismo do sono do bebé
Antes de mais, importa conhecer o mecanismo que regula o sono do bebé.
O bebé dorme por ciclos que duram cerca de 60 minutos, ciclos de sono mais curtos que o adulto, portanto. Nos bebés, o ciclo de sono leve (sono REM) e o de sono profundo (sono N-REM), repete-se de hora a hora, durante toda a noite.
Destes 60 minutos, 10 a 20 minutos são de sono leve. Neste período inicial de sono leve, qualquer ruído pode acordar e interromper o seu sono, impedindo-o de adormecer e atingir o sono profundo, o sono verdadeiramente reparador.
Por isso, acordar de hora a hora nos primeiros meses de vida é intrínseco à dinâmica do sono do bebé e à sua imaturidade neurológica.
As rotinas do sono são muito importantes para dar estabilidade e segurança ao bebé e, assim, ganhar autonomia para adormecer e voltar a dormir sozinho quando acorda durante a noite.
A capacidade de voltar a adormecer sozinho exige tempo e maturação
Ensinar o bebé a dormir, respeitando o seu ritmo e etapa do desenvolvimento.
O bebés aprende a adormecer ao longo do tempo, à medida que cresce, com a maturação neurológica e fisiológica do organismo.
O sono é um factor determinante da saúde do bebé e ensiná-lo a dormir e a voltar a adormecer enquanto é pequenino é fundamental, porque não o sabe fazer sozinho.
O bebé precisa de se sentir seguro, confortável e acompanhado para dormir bem nos primeiros meses de vida.
Acordar durante a noite traz benefícios ao bebé
O instinto natural de sobrevivência.
Nos primeiros meses de vida, o bebé está completamente indefeso e dependente dos seus cuidadores para satisfazer as suas necessidades mais básicas. Por outro lado, não tem forma de as comunicar, a não ser pelo choro, principal demonstração de desconforto.
Os bebés mais pequenos, enquanto alimentados exclusivamente a leite, precisam de um reforço energético com maior frequência, mesmo durante a noite, de apoio para se aquecerem ou aconchegarem e, sobretudo, de sentir que estão num ambiente protegido e seguro.
Um bebé que acorda durante a noite e se vê completamente sozinho, pode sentir necessidade de conforto, de saber que não foi abandonado e que os pais estão por perto para o proteger.
Leia também