Há alimentos a evitar na gravidez pelo risco de contaminação, reação alérgica ou por conterem determinado tipo de substância prejudicial ao desenvolvimento do feto (como o caso dos peixes de águas profundas, com níveis de mercúrio elevados).
A preparação dos alimentos também exige cuidados redobrados. Se não for imune à toxoplasmose (doença causada por um parasita), deve ter especial cuidado de higiene das mãos e utensílios de cozinha depois de manusear carne crua, consumir fruta e vegetais crus só depois de bem lavados e não consumir carne mal passada.
Prefira alimentos frescos, evite as refeições pré-preparadas e processadas industrialmente (ricos em conservantes, corantes, sal e açúcar), aposte nos grelhados e nos cozidos e evite refeições pesadas e condimentadas.
Alimentos a evitar na gravidez
A escolha dos alimentos requer cuidados especiais quando está grávida sendo melhor evitar:
- Ovos crus ou mal cozinhados e quaisquer pratos onde se incluam como maionese caseira, mousses e algumas sobremesas;
- Mariscos crus, peixe fumado e carnes fumadas;
- Queijos moles curados, como Brie, Camembert, queijos de cabra, bem como queijos azuis como Roquefort;
- Alimentos lácteos não pasteurizados;
- Todos os patês, incluindo os vegetais, bem como produtos com fígado e o carne de fígado;
- Certos tipos de peixe, como o espadarte e peixe-espada, limitar o consumo de bifes de atum fresco e outros peixes oleosos como salmão, sardinha e cavala a duas vezes por semana;
- Carnes frias curadas como o salame, presunto e pepperoni;
- Limitar a ingestão de cafeína a 2 canecas de café por dia;
- Evitar o consumo de álcool durante a gravidez e durante a amamentação.
Beba muita água entre as refeições para facilitar o funcionamento do intestino e ficar bem hidratada. Entre 2 a 3 litros por dia, independentemente da estação do ano.
Evite sumos e refrigerantes, opções ricas em açúcar e corantes. As bebidas gaseificadas também são de evitar porque aumentam o desconforto intestinal.
Faça refeições simples, confecionadas com produtos frescos da época e temperados com azeite virgem. Aposte nas sopas, alimento rico em vitaminas e água e de fácil digestão.