As primeiras 12 semanas da gestação correspondem ao primeiro trimestre da gravidez, fase mais sensível e determinante do desenvolvimento embrionário.
Ao longo do período inicial da sua gravidez, uma célula ínfima transforma-se num novo ser completamente formado e com um aspeto totalmente humano.
Marcos da formação do bebé nas primeiras semanas da gestação
24 Horas: é o tempo que o óvulo fertilizado demora a dividir-se em dois.
3 a 4 Dias após a fertilização: o embrião deixa a trompa de Falópio a caminho do útero.
4 Dias após a fertilização: forma-se uma cavidade no centro da mórula onde as células se achatam e compactam dando origem ao blastocito (esfera composta por 100 células).
6 Dias após a fertilização: o blastocito penetra no útero onde se implanta.
4 Semanas após a conceção: inicia-se a formação do sangue e dos vasos sanguíneos e uma linha de células aparece na superfície do disco embrionário. Estas darão origem a três camadas, cada uma com uma função específica na construção do corpo do bebé.
6 Semanas após a conceção: o embrião tem agora a forma de “C“, com cabeça e “cauda“. O músculo cardíaco começa a contrair-se dando início aos primeiros batimentos cardíacos.
7 Semanas após a conceção: o tubo neural fecha-se. Aparecem uns pequenos brotos que darão origem aos braços e pernas e uma fina membrana superficial da pele cobre o embrião.
8 Semanas após a conceção: os intestinos começam a formar-se dentro do cordão umbilical. Mais tarde, migrarão para dentro da cavidade abdominal, quando o corpo do embrião crescer o suficiente para os acomodar.
9 Semanas após a conceção: os rins começam a produzir urina pela primeira vez. O período crítico do desenvolvimento dos braços termina. Aparecem as linhas digitais nas plantas dos pés e nas palmas das mãos.
10 Semanas após a conceção: o embrião aumentou de peso cerca de 50 vezes e os principais sistemas do seu bebé estão integrados e formados.
12 Semanas após a conceção: os dedos das mãos estão completamente separados e alongam-se. Os dedos dos pés separam-se e tornam-se distintos. O período crítico do desenvolvimento do coração já terminou.
Os próximos 6 meses
Quando entra no segundo trimestre, o seu bebé só tem que crescer e amadurecer as funções orgânicas, preparando-se para nascer.
Até ao final da gestação, adquire um ritmo de sono próprio, independente do da mãe, ouve, distingue odores e sabores, é sensível à luz exterior, reconhece a voz materna e sente as carícias que fazem no seu corpo através da barriga.
Ao nascer, os sentidos estão completamente apurados e o bebé está “equipado” como tudo o que precisa para se tornar num ser completamente autónomo e independente.
Este artigo é apenas um guia de como se desenvolve um bebé dentro do útero materno, tendo presente a noção de que cada bebé cresce ao seu próprio ritmo.