O seu bebé nasceu! A cada dia que passa ele fica mais desperto e rapidamente vai começar a querer explorar o mundo à sua volta. É necessário antecipar perigos e ter tudo preparado para ele poder crescer em segurança.
Transporte do bebé no automóvel
O bebé deve viajar sempre na sua cadeira (ovinho). Deve estar sempre preso com os cintos e a cadeira fixa no banco do carro.
Embora a legislação permita que o bebé viaje no banco da frente, os lugares mais seguros são os de trás.
O bebé deve viajar pelo menos até ao 18 meses, virado de costas (sentido inverso ao da marcha), isto porque até esta idade o seu pescoço é muito frágil e a sua cabeça grande e pesada e numa colisão frontal (normalmente as mais frequentes e regra geral mais graves), as suas costas, cabeça e pescoço são amparadas uniformemente.
O berço do bebé
O berço do bebé deve ser estável e seguro e obedecer às normas da união europeia, nomeadamente, a altura das grades, que deve ser no mínimo de 60 cm e a distância das grades entre si, que deve ser inferior a 6 cm.
O colchão deve ser firme, para evitar que o bebé se afunde, justo ao berço e protegido com um resguardo de feltro ou impermeável.
O bebé não deve dormir com almofadas nem edredões.
Roupa para dormir
Preferencialmente, o bebé deve dormir num saco próprio para esse efeito. Cobertores e edredões podem tornar-se perigosos pois o bebé pode escorregar e manter-se debaixo deles, correndo o risco de asfixia. A cabeça do bebé não deve ser coberta com panos ou fraldas.
Posição de dormir
O bebé deve sempre ser deitado de costas (decúbito dorsal). Está provado que esta posição é a mais segura por contribuir para a diminuição do risco da síndrome da morte súbita do lactente.
Chupetas e correntes para chupetas
Verificar regularmente o estado de conservação das chupetas. Chupetas velhas e estragadas devem ser substituídas.
As correntes das chupetas só devem ser usadas em casos de extrema necessidade. Não usar correntes com comprimento superior a 22 cm para evitar o risco de estrangulamento. Retirar a corrente quando o bebé for deitado para dormir.
Não usar nada à volta do pescoço do bebé, como fios, fitas ou outros, pois existe um grave risco de estrangulamento.
Brinquedos
Verificar sempre que os brinquedos cumprem as normas de segurança da união europeia e que são os indicados à idade do bebé.
Verifique periodicamente se as condições de segurança dos brinquedos se mantêm e lave com regularidade todos os brinquedos do bebé, especialmente quando começa a levar tudo à boca com o nascimento dos primeiros dentes.
Nunca deixe o seu bebé pousado em locais altos, como fraldários, mesas ou camas, não o deixe na banheira sozinho.
Quando viaja de carro ou está a passear no seu carrinho, o bebé deve andar sempre preso com os cintos de segurança.
Um bebé precisa de supervisão contínua.
Uma fração de segundos é tempo suficiente para acontecer um acidente grave e para colocar a vida do bebé em risco.
Criámos para si um Guia de Preparação para o Parto, com dicas, sugestões e informações importantes para um dos momentos mais felizes da sua vida! Consulte aqui: Guia de Preparação para o Parto.