Se está grávida de gémeos, o aconselhamento de um nutricionista sobre a sua dieta pode ser uma grande mais valia.
O desenvolvimento dos bebés durante a gestação está intimamente relacionado com qualidade da alimentação materna.
Diversos estudos e evidências indicam que quando a mãe se alimenta convenientemente, considerando as suas necessidades nutricionais e as dos bebés em crescimento, o risco de baixo peso à nascença e outras complicações associadas à gravidez de gémeos é menor.
Apesar de muitas futuras mamãs se preocuparem com a quantidade de alimento que conseguem ingerir no primeiro trimestre da gravidez, devido às náuseas e vómitos, sabe-se hoje que a menor ingestão calórica na fase inicial da gestação pode não comprometer o peso final dos bebés.
Assim que esta fase inicial passar e o apetite voltar, a mãe tem muito tempo para fornecer todos os nutrientes necessários aos seus bebés para ganharem um peso adequado até à data de nascimento.
Muitas mães de gémeos ficam preocupadas com o ganho de peso ao longo da gestação. Estar grávida de um ou mais bebés implica sempre ganhar peso. Contudo, ganhar o peso correto é muito importante para a saúde da mãe e dos bebés.
Sendo certo que a gravidez não é altura certa para iniciar dietas nem tratamentos para perda de peso. Se tem excesso de peso e se está preocupada com o seu ganho adicional, especialmente perante a possibilidade de ficar grávida de gémeos, não precisa de esperar pela confirmação para começar a ter hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudáveis.
Se, por outro lado, tem menos peso que o aconselhável para o seu índice de massa corporal (IMC), procure ajuda especializada para adequar o aporte de nutrientes necessários para o correto funcionamento do seu organismo e para o desenvolvimento dos seus bebés.