É inevitável. Os bebés crescem e, um dia, de repente e sem darmos por isso, o nosso filho já não é um bebé.
Já não precisa da nossa atenção constante, tem vontade própria, consegue exprimir-se, faz novos amigos e parte à conquista do mundo.
Após os 6 meses, surgem os primeiros dentinhos, introduzem-se novos alimentos na dieta do bebé que despertam os seus sentidos para novos estímulos.
A par da alteração da alimentação, o bebé começa a arrastar-se, a gatinhar, a dar os primeiros passos… e, a partir desse momento, ninguém o segura. Deixa de ser “só nosso” e temos que o partilhar com o resto do mundo.
De bebé, passa a menina ou menino. Deixa de haver enganos. Torna-se óbvio para toda a gente o género da criança.
As roupinhas compradas com tanto carinho deixam de servir. Os sapatinhos parecem de boneca. Parece improvável que alguma vez lhe tenham servido de tão pequenos que são…
Os primeiros meses após o nascimento de um bebé podem ser extenuantes, especialmente quando o bebé tem problemas do sono. As noites sem dormir, a amamentação, os anseios de cuidar de um bebé pequeno, as inúmeras tentativas para o acalmar e adormecer, o regresso ao trabalho e a organização das rotinas diárias da família podem deixar uma mãe completamente frustrada e fisicamente exausta.
No meio de tudo isto, perde-se, muitas vezes, o essencial da maternidade que é desfrutar, cuidar e dedicar tempo a ver crescer o bebé.
O tempo parece não passar quando estamos cansadas e gostávamos de ter espaço para fazer as nossas coisas, mas a verdade é que passa muito depressa. Rapidamente, deixamos de ter um bebé em casa. Ele cresce e torna-se cada vez mais independente. Desenvolve uma identidade única, própria.
Pede comida, diz-nos porque está triste ou contente, brinca sozinho, tem amigos, atividades, passatempos, desenvolve a sua própria personalidade… Cresce. Agora é a vez de a mãe cortar o cordão umbilical.
Por isso, aproveite bem todos os momentos preciosos com o seu bebé. Um dia, vai olhar para trás e esquecer as noites mal dormidas e o que ficou por fazer. Só se lembrará dos seus olhinhos a olhá-la com todo o amor do mundo, as suas pequenas mãozinhas enroladas à volta do seu dedo e do cheiro a bebé!
Viva intensamente cada dia, cada momento. Celebre cada nova etapa porque, em breve, deixará de ter um bebé em casa.